RMC – 10 anos de integração

A história da Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi registrada no livro “RMC – Região Metropolitana de Campinas – 10 anos de integração”, lançado ontem no Terraço Gourmet do Royal Palm Plaza Resort, em Campinas. Com 176 páginas, a obra conta a história desde o projeto de lei estadual que criou a Região RMC, em abril de 2000, no governo Mário Covas.

O projeto foi concebido e dirigido pelo atual prefeito de Jaguariúna e ex-presidente da RMC, Gustavo Reis, em 2010, ano em que presidiu o Conselho de Desenvolvimento, e escrito pelo jornalista José Pedro Martins.

Com quase três milhões de habitantes nos 19 municípios que a compõe, a RMC é a nona maior região metropolitana do Brasil e ocupa hoje posição de destaque no estado de São Paulo e no país. Trata-se de uma região com alto poder econômico e grande potencial para desenvolvimento científico e tecnológico.

Em edição bilíngue, o livro traça o conceito de metrópole, a evolução das megalópoles e traz um panorama da educação, saúde, saneamento e os desafios.

Segundo Reis “a região tem uma trajetória rica e muito bonita e é nosso dever imortalizá-la para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer o árduo e bem-sucedido processo de transformações que a região passou desde a sua criação.”

Em um trecho do livro, o jornalista fala sobre as expectativas para o futuro da região. “A RMC caminha para ser a Região Metropolitana do Conhecimento e da Informação, e com isso se consolidará como um portal para a inserção qualificada do Brasil em um cenário cada vez mais complexo e desafiador”.

Absoluta esteve lá e traz algumas fotos do evento.



 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta