San Francisco

Quem conhece São Francisco, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, concorda que o clássico romântico "I Left my Heart in San Francisco" (Eu deixei meu coração em São Francisco), composto por Douglas Cross e George Cory em 1954, reflete exatamente o sentimento de quem deixa a cidade.
A verdade é que São Francisco encanta pela sua geografia, arquitetura, parques, passeios, pelo seu clima e pelas boas compras.
A mais europeia cidade dos Estados Unidos é puro charme. Localizada na costa Oeste dos Estados Unidos, tem 800 mil habitantes em uma extensão de 120 km2. Linda e acolhedora recebe muitos visitantes todos os anos. Só no ano passado, o número de turistas foi de quase 15 milhões de pessoas, que viajaram em busca de belas paisagens, diversão, ótima gastronomia e muito mais.
Construída em meio a montanhas e colinas, tem como cenário o mar do Pacífico. Mas não é só isso, inúmeras ladeiras, artistas de rua e arranha céus contrastam com casas vitorianas, museus importantes, boas casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, a Golden Gate Bridge.
A ponte, aliás, é um espetáculo a parte, com sua imensa estrutura de aço com 2,7 quilômetros de extensão a 232 metros acima do nível do mar. É impossível não atravessá-la a pé, de carro ou de bicicleta.
O clima em São Francisco é agradável, mas é sempre bom ter uma blusinha à mão. A temperatura geralmente permanece em torno dos 15°C a maior parte do ano, com quedas ocasionais no verão. Geralmente chove de dezembro a fevereiro e os picos de temperatura ocorrem de agosto a novembro. Apesar do clima nunca ser muito extremo, é possível experimentar diferentes temperaturas em um único dia: moderada e com sol pela manhã, chuva no fim da manhã, mais sol no início da tarde, tempo nublado no fim da tarde e uma noite fria para fechar o dia.
Apesar do custo de vida na Califórnia ser um dos mais altos dos Estados Unidos a cidade vive cheia de gente e atividades durante o ano todo. Dependendo da estação, é possível acompanhar temporadas de balés, óperas, festivais de jazz, maratonas, além de muitas festas.
Para se chegar a São Francisco, é preciso um pouco de paciência, já que não existem voos diretos. A maioria das companhias aéreas faz escala em Atlanta, Dallas ou Houston, onde se troca de aeronave.
Fora o trânsito, o problema para estacionar e o número de mendigos e bêbados nas ruas, São Francisco é uma cidade memorável.
A vida noturna começa e termina cedo. Nos dias úteis, a maioria dos restaurantes fecha às 21h e, nos fins de semana, às 23h. Bares e pubs oferecem shows de música ao vivo quase todas as noites. E os festivais contemplam amantes de todos os gêneros musicais. Os restaurantes, cafés e bistrôs são um grande atrativo de quem vai à cidade, com gastronomia peculiar, que passa longe dos conhecidos fast food americanos. Peixes frescos e enormes caranguejos estão entre os preferidos de quem adora um bom prato.
Segundo dados da San Francisco Travel Association, os visitantes deixaram U$ 8,34 bilhões na cidade em 2010. Nada mal se considerarmos que o país está no meio da maior crise econômica da história.

UNION SQUARE
Union Square é o coração da cidade. No local, há uma praça agradável com lojas de luxo e grandes magazines. Em frente à praça fica um dos mais famosos e charmosos hotéis da cidade, o Westin San Francis, construído em 1904 e impecavelmente preservado.
Ali perto, não há como não se encantar com os famosos cable cars, os bondinhos tombados pelo patrimônio histórico, que não se cansam de subir e descer as ladeiras da Powell Street a 15 km/hora.

FINANCIAL DISTRICT
A única área da cidade em que se encontram grandes edifícios. É ali que ficam a maioria dos bancos e modernos escritórios.
Uma das atrações desta região é o Hyatt Regency Hotel, o primeiro hotel de luxo construído na cidade, e que tem na cobertura o famoso restaurante giratório com vista deslumbrante para toda a cidade.
Perto dali, o Transamerica Building, o mais alto arranha-céu e, possivelmente, o mais reconhecível na linha do horizonte de São Francisco. O edifício, em forma de pirâmide não abriga mais a sede da Corporação Transamérica, mas ainda é fortemente associado com a empresa. Projetado pelo arquiteto William Pereira, após a conclusão, em 1972, estava entre os cinco edifícios mais altos do mundo.

NOB HILL E NORTH BEACH
Nob Hill é um dos bairros residenciais mais ricos da cidade que oferece hotéis luxuosos como Fairmont e Huntington. North Beach é um bairro de colonização italiana, reconhecido pelas cores verde e vermelha pintadas nos postes que se estendem na região da Avenida Columbus.
É ali que está localizada a Coit Tower, uma torre circular de pedra, no topo da colina, que proporciona a melhor vista panorâmica da cidade. A história conta que a torre construída em 1934, foi erguida por decisão de uma mulher, em homenagem ao marido e a todos os bombeiros que trabalharam em um incêndio ocorrido em 1906.
A bela Igreja de São Pedro e São Paulo é um marco.

FISHERMAN’S WHARF
O antigo porto pesqueiro recria fielmente uma rua da virada do século, e é um dos pontos turísticos da cidade. Ali, é possível alugar bicicletas e sair pedalando pela cidade. Diversos restaurantes especializados em frutos do mar atraem visitantes.
Visitar o Pier 39 é quase uma obrigação para quem está na cidade. Considerado a atração mais visitada na área da baía, oferece vários restaurantes como Hard Rock Café, Bubba Gump e Crab House, lojas e um grande carrousel. É ali também que ficam os famosos leões marinhos que oferecem um espetáculo aos visitantes que decidem observá-los nas docas.
Dessa área é que saem os diversos barcos que fazem tours pela baía. Aproveite para conhecer a escuna Balclutha, construída em 1886 e o submarino USS Pampanito, utilizado na Segunda Guerra Mundial.
É nessa área também, que se encontram os barcos que levam a mais famosa penitenciária federal de segurança máxima dos Estados Unidos, Alcatraz.

CIVIC CENTER
A área de Civic Center abriga o incrível City Hall, construído em 1916, com uma cúpula de 92 metros de altura, maior do que a do Capitólio. Nessa área, localizam-se também a biblioteca municipal, a opera house e o San Francisco Museum of Modern Art.

IMPERDÍVEIS NA CIDADE

GOLDEN GATE BRIDGE– A ponte mais famosa do mundo consegue impressionar até mesmo os mais experientes viajantes, que não cansam de fotografá-la. Aproximadamente 120.000 automóveis atravessam a ponte todos os dias. Não deixe de entrar na conta.

AT&T PARK – O estádio do famoso Giants oferece tours que levam os visitantes para conhecer o campo, vestiários, luxuosas suítes e muito mais.

FERRY BUILDING MARKETPLACE – Localizado em Embarcadero, o lugar foi recentemente reformado e abriga uma diversidade de ex- celentes restaurantes com mesas ao ar livre com vista para o mar, além de lojas de laticínios e adegas.

GHIRARDELLI SQUARE – O lugar onde funcionava a conhecida fábrica dos deliciosos chocolates Ghirardelli abriga hoje charmosos restaurantes e um shopping center com vista para o mar.

EXPLORATORIUM – Instalado no glamuroso The Palace of Dine Arts, construído em estilo romano por volta de 1915, o museu de ciências abriga mais de 650 exposições permanentes, todas para serem manipuladas.

HAIGHT-ASHBURY – O cruzamento entre as duas ruas foi o ponto zero do movimento flower power, de onde saíram os hippies nos anos 60. Embora diferente do passado, a região ainda mantém o estilo de vida alternativo e os brechós.

LOMBARD STREET – É conhecida como "a rua mais sinuosa do mundo, com oito curvas nos 200 metros da rua. O trecho todo florido é um dos cartões postais da cidade.

MISSÃO DOLORES – Construída em 1776 por padres franciscanos, é a estrutura mais antiga da cidade ainda de pé.

PALACE OF THE LEGION OF HONOUR – Um dos acervos mais completos do país, com obras de El Greco, Rubens e Rembrandt.

SAN FRANCISCO MOMA – As mais de 15 mil obras expostas – entre pinturas, esculturas e fotografias – abrangem desde expressionismo abstratos, como Jackson Pollock, até a pop art de Andy Warhol.

GOLDEN GATE PARK – O maior parque da cidade, com mais de um milhão de árvores, nove lagos, jardins e fontes. Entre as atrações, a Academia de Ciências da California, o Conservatório das Flores e o Jardim de Chá Japonês.

ILHA DE ALCATRAZ – Abrigou entre 1934 e 1963 a mais famosa penitenciária federal de segurança máxima dos Estados Unidos. A penitenciária que teve o famoso Al Capone na lista de seus abrigados, foi fechada em 1960 e recebe vários visitantes diariamente. Embora se tenha a impressão da ilha estar perto da cidade, as balsas levam um certo tempo até chegar à ilha, cheia de histórias a serem reveladas. Não esqueça de calçar sapatos confortáveis.

SAUSALITO – A cidade localizada do outro lado da baía de San Francisco, tem algumas das melhores vistas da cidade. Um pequeno balneário repleto de casas tipicamente californianas, lojas charmosas, sorveterias e simpáticos cafés.

ALAMO SQUARE – É ali que são encontradas as mais conhecidas casas de estilo vitoriano, as “painted ladies”, famosas por servirem de cenário a vários filmes e programas de televisão.

BAY CRUISE – Aproveitar um dos cruzeiros pela baía de San Francisco é uma boa maneira de ver a cidade de um ângulo diferente. São várias op-ções de passeios. Experimente os da Red na White Cruises.

VOOS DE HELICOPTERO – Outra ótima opção para se apaixonar por São Francisco. Imagine passar por cima (e por baixo!) da Golden Gate, além de outros pontos importantes da cidade. Consulte as opções de passeios na www.sfhelicopters.com

TWIN PEAKS – O segundo mais alto ponto da cidade, com 274m acima do nível do mar e uma vista incrível de São Francisco.

PRESIDIO – Um parque nacional localizado próximo da entrada da Golden Gate Bridge, que durante 218 anos serviu como posto do exército.

AQUARIUM BAY – Localizado no Pier 39, o aquário abriga mais de 20 mil espécies marinhas. Ali, as crianças podem sentir a textura de arraias e diversos ou-tros peixes. Uma esteira passa por um túnel transparente, enquanto tubarões e outras espécies nadam por perto.

MR. TOAD’S TOURS – Divirta-se fazendo um tour pela cidade a bordo de carros 1930’, super bem conservados e ecologicamente equipados. São três trajetos dife-rentes, cada um em áreas diferentes da cidade. www.mrtoadstours.com


CURIOSIDADES

Em 4 de julho de 1848 terminou a batalha que integrou definitivamente a California ao Estados Unidos. No mesmo ano, a descoberta do ouro transformou para sem- pre a região. Chegaram a São Francisco mais de 40 mil pioneiros europeus.

Em 1906, o primeiro grande terremoto quase deixou a cidade completamente arrasada. (A Califórnia está situada entre duas placas tectônicas, na grande falha do oceano Pacífico, por isso é considerada geologicamente instável).

Em 1989 aconteceu o mais forte abalo sísmico na cidade, quando uma parte da Bay Bridge submergiu.

Embora seus moradores acreditem que chegará o dia do Big One, terremoto que se supõe, separará São Francisco da Califórnia, ninguém quer ir embora da cidade.

São Francisco é o lugar onde está a maior Chinatown do planeta. Quem gosta de boas pechinchas não pode deixar de conhecer o maior bairro chinês fora da Ásia, que ocupa cerca de 16 quarteirões ao longo da Grand Street.

A cidade é o cenário preferido de Alfred Hitchcok, Francis Coppola e Roman Polanski e recebeu o título de uma das cidades mais verdes da América do Norte.

Mais informações sobre o destino você encontra em www.sanfrancisco.travel

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!