São Silvestre

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A mais tradicional prova de rua do Brasil se aproxima com a realização da 87ª Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece anualmente no dia 31 de dezembro, em São Paulo, e a preparação dos corredores está a todo o vapor. Para ajudar nessa etapa, o ortopedista Fabiano Nunes Faria, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, dá dicas aos participantes sobre os limites do corpo e cuidados para evitar lesões durante o percurso:

– Pratique exercícios para o fortalecimento muscular e aumento da resistência física. A falta de condicionamento causa desequilíbrios musculares e contusões durante a prática esportiva. Esses sintomas indicam a necessidade de se exercitar com moderação, sempre respeitando as particularidades físicas de cada pessoa;

– Fique atento às dores excessivas em determinados grupos musculares, fadiga, apatia, distúrbios alimentares e alterações no sono – são os principais indícios de que há algo errado com o treinamento. Nessas condições, o ideal é reduzir o ritmo e procurar orientação profissional;

– Faça alongamento antes e depois da prova. “O alongamento – que deve ser feito corretamente e sem pressa – é importante para reduzir as chances de lesões. Os limites são individuais e variam de acordo com a genética de cada um e com o tipo de atividade física a ser praticada; .

– Uma alimentação balanceada e adequada também é muito importante na prevenção de lesões. Durante a prática esportiva são consumidas as reservas de açúcar (glicogênio) e outros nutrientes. Uma alimentação rica em carboidratos, por exemplo, será responsável pela reposição do glicogênio muscular. Quando não há boa quantidade dessa substância no organismo, o músculo torna-se fraco e cansado, ficando mais propenso a lesões.

 

 

 

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