Saúde dos filhos

A ingestão do leite é algo fundamental durante a fase de crescimento de todo ser humano, pois a bebida é rica em proteínas e também em cálcio. No entanto, algumas crianças tomam o leite e logo em seguida apresentam uma série de reações como diarreia, coceira ou espirros – todos esses são indícios que a criança é intolerante à lactose.
Pesquisas indicam que cerca de 8% das crianças até três anos de idade, possuem intolerância ou alergia à lactose. “Muitos pais não associam os sintomas que a criança apresenta com o consumo de leite de vaca. Na maioria dos casos, a principal dificuldade é a falta de informação”, afirma o nutrólogo André Veinert. É muito comum a confusão da intolerância à lactose com uma alergia alimentar. “É possível diferenciar esses dois problemas observando os sintomas. Se a criança tem apenas uma alergia ela pode ter dificuldade em respirar, inchaço nos olhos e nos lábios, espirros e tosses. Caso seja intolerância é possível que criança sinta fortes dores abdominais, diarreia, gases e um grande desconforto”, acrescenta. 
O tratamento irá depender do resultado da avaliação médica.  Algumas crianças são capazes de tolerar alguma quantidade de lactose e outras não. “Uma simples dieta de baixa lactose, ou seja, uma alimentação com pouquíssimos derivados de leite podem resolver o problema. Existem alguns medicamentos e enzimas para reposições que também pode ajudar na digestão da lactose. Em outros casos quando a criança é sensível a quantidades pequenas de lactose, ela deverá evitar leite e derivados”, esclarece o nutrólogo.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!