Saúde em dia

No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados tanto por quem já sofre de algum problema cardíaco ou tem histórico familiar da doença, quanto por pessoas com a saúde em dia, os cardiologistas do Instituto Nacional de Cardiologia de (INC) dão algumas dicas.

Para quem não é hipertenso, o ideal é checar a pressão pela menos uma vez ao ano – inclusive crianças. Quem já tiver se aproximado da pressão 130 por 80, deve aferir a cada 6 meses, mesmo que nada sinta. Ir ao cardiologista uma vez ao ano também pode evitar surpresas.

Não praticar exercícios físicos sem orientação médica
Atletas de fim de semana devem consultar um cardiologista para garantirem a boa performance durante caminhadas e corridas. Não é proibido que hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou nas coronárias pratiquem exercícios físicos. Porém, estes devem realizar exames clínicos, eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue para verificar se a saúde está em dia. Com resultado satisfatório, é só respeitar os limites do organismo.

Fazer exercícios físicos regularmente
É recomendada a pratica de exercícios durante 40 minutos, cinco vezes por semana. O ideal é fazer caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica, esteira ou bicicleta ergométrica, que vão auxiliar na melhora do condicionamento físico, que deve ser checado periodicamente.

Manter o organismo hidratado durante a prática de atividades físicas
Além de muita água, é indicada a ingestão de isotônicos, água-de-coco, suco de laranja ou de abacaxi com hortelã.

Cuidar bem da alimentação
Na correria do trabalho, muitas pessoas têm o hábito de não se alimentarem com qualidade. É fato que muitos se esquecem de consumir alimentos saudáveis, como saladas e pratos leves. O consumo de gorduras é outro ponto que merece cuidado, pois aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto. Algumas receitas que podem ser preparadas em casa como SOS: sanduíche de queijo minas com peito de peru e requeijão light; ou de ricota com passas e cenoura ou beterraba, cruas e raladas; ou de ricota com damasco e peito de peru, pasta de ricota temperada com salsa, cebolinha e alho picado. Outras dicas leves e práticas são as frutas, que alimentam e ajudam a hidratar, como abacaxi, melancia, melão, pêra, maça e tangerina. Além de frutas secas, como passas, damasco e ainda as castanhas, que não ocupam muito espaço dentro de bolsas e são muito nutritivas, podem servir de coringa para matar a fome fora de hora.

Não fazer dietas sem acompanhamento adequado
Do mesmo jeito que as pessoas abusam na alimentação, uma atenção especial vai para quem fecha a boca com a intenção de perder uns quilos. Não dê ouvido a dietas milagrosas, que prometem a perda de peso em poucos dias. Fechar a boca para perder peso não é saudável e ainda deixa o organismo fraco, o que pode ocasionar uma hipoglicemia (perda de açúcar no sangue).

Cuidar da pressão arterial
A correria do dia a dia pode elevar a pressão arterial, o que é um perigo para o coração. Quem já é hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle. Algumas dicas são retirar o saleiro da mesa, usar leite desnatado e seus derivados (sem sal), comer peixe pelo menos duas vezes na semana, dar preferência às carnes brancas e carne magra de boi, evitar temperos industrializados, como caldos concentrados de carne e frango, catchup, mostarda, molho de soja e molho inglês.

O perigo do estresse
É importante aprender a controlar o estresse. Uma dica é caminhar diariamente por, pelo menos, 30 minutos. A atividade física com orientação é sempre uma boa aliada.

 

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta