Saúde feminina

Amanhã, dia 28 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, cujo principal objetivo é lembrar a população feminina sobre a importância dos exames preventivos para detectar precocemente doenças como câncer do colo do útero, osteoporose e câncer de mama.
Apesar da importância desses cuidados, o medo de sentir dor e a crença em mitos sobre os procedimentos de rotina fazem com que muitas mulheres deixem de realizá-los. Para auxiliar quem tem dúvidas, a médica radiologista Silvana Habib destacou algumas informações fundamentais:

Nada a temer 
Existe uma insegurança com a radiação emitida na mamografia, mas Silvana garante que a quantidade utilizada é mínima e não oferece riscos. “Também é importante saber que a compressão da mama causa um desconforto suportável, e no caso da mamografia digital, o tempo de realização é ainda menor”, explica.

Para todas
De acordo com a especialista, mulheres que não iniciaram a vida sexual podem realizar exames de imagem com foco no aparelho reprodutor, que verifica alterações no tamanho do útero e ovários, espessura do endométrio e presença de nódulos.

Parte do check-up
A densitometria não é muito popular, mas deve ser feita para o diagnóstico precoce da osteoporose, doença que atinge principalmente a população feminina no período pós-menopausa.

Naqueles dias
Silvana afirma que a ultrassonografia transvaginal pode ser realizada mesmo no período da menstruação. “Como se trata de um exame que verifica questões anatômicas, a presença do sangue não altera o resultado. Trata-se se um procedimento rápido e que deve ser realizado anualmente”, orienta.

Cuidado redobrado
Por fim, a médica alerta que mulheres que fazem parte do grupo de risco para o desenvolvimento do câncer de mama devem iniciar os exames preventivos mais cedo. Obesidade, sedentarismo, tabagismo, menarca precoce, menopausa tardia e primeira gravidez após os 30 anos são algumas das características que influenciam no desenvolvimento da doença. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!