Sem cerimônia

Falar em público está entre os medos mais comuns da maioria das pessoas, especialmente as tímidas. Para ajudar a desvendar o motivo por trás desta dificuldade, além de outras questões relacionadas, as comunicadoras Patrícia Paes e Cláudia Bertazzo lançarão no próximo dia 28 o livro “Sem Cerimônia”. O evento ocorrerá a partir das 20h na Livraria da Vila, no Galleria Shopping, em Campinas, e contará com um bate-papo com a plateia sobre vivências das escritoras e dúvidas que possam surgir.
O livro reúne histórias profissionais da trajetória da dupla como mestres de cerimônias para os mais diversos segmentos e atividades. “Contamos sobre alguns acontecimentos bastante engraçados que já se passaram na nossa rotina profissional, e como contornamos as situações com improviso quando necessário. A ideia do livro, inclusive, veio quando eu estava em um evento que apresentaria e, quando já estava tudo pronto e o público chegando, fiquei sabendo que a empresa que levaria as cadeiras para o pessoal sentar não chegaria a tempo. Imagina a situação”, relata Patrícia.
A escritora ressalta que o principal objetivo da obra é ajudar as pessoas a entenderem que todo mundo possui algum receio no momento de se comunicar. “Sempre me perguntam como consigo chegar ao palco e falar tranquilamente. Mas é um exercício. Por isso, queremos a partir das nossas histórias mostrar para as pessoas que o medo é um sentimento humano e mesmo a gente que trabalha com isso também sente. O bacana é que há maneiras de superarmos isso e lidar com a comunicação como algo mais simples e natural, não como sinônimo de nervosismo ou de um bicho papão. Queremos mostrar que isso pode acontecer naturalmente e sem cerimônia”, explica.
Cláudia completa afirmando que o projeto pretende tirar o mistério sobre o assunto do falar em público. “Nossa ideia é inclusive expandir isso para palestras e cursos, mas não esses com receitas prontas sobre se comunicar melhor. Queremos mostrar para as pessoas que elas já têm os recursos dentro delas. Só é preciso desenvolvê-los, valorizando a singularidades de cada um”, conclui.

foto Celso Congilio
 
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!