Semana Design Campinas 2021

A Semana Design Campinas, que já faz parte do calendário dos profissionais de arquitetura e de design do interior paulista, começa hoje e vai até dia 29 de outubro.

Neste período, arquitetos, designers de interiores, entusiastas e estudantes destas áreas estarão reunidos para refletir, experimentar e conhecer o que há de mais moderno e inovador no mercado do segmento.

Realizada em 2018 (que contou com uma versão “meeting”, em Indaiatuba) e, em 2019, a Semana proporcionou momentos abertos para reflexões, discussões e conhecimentos relacionados ao criativo e dinâmico setor.

“Os maiores eventos internacionais e nacionais voltaram à agenda. A pandemia adiou pauta da Semana Design Campinas e mostrou como o mercado de arquitetura, design e decoração é indispensável e que sem uma boa casa, ninguém vive!”, aponta o organizador e curador do evento, o publicitário Lenine Faria, especializado no segmento de arquitetura, da agência Prosa.

Lenine Faria, organizador e curador do evento

Segundo ele, o momento também evidenciou a importância do interior de São Paulo, que conseguiu ser o porto seguro de muita gente que viu aqui uma opção às metrópoles, já que o trabalho remoto se tornou uma rotina. “E Campinas é uma fonte de conteúdo para as cidades do interior, sendo as discussões importantes para lapidar o talento dos profissionais”, afirma.

Para abrir a semana, acontece hoje o Design Open Day, que será realizado a partir das 16h, no hotel Radisson Red, no Cambuí, em Campinas. “Com todos os cuidados necessários para manutenção da saúde, vamos reunir um seleto grupo de participantes já na abertura, com duas palestras relacionadas ao panorama atual do design, apresentadas por nomes brasileiros premiados e de destaque internacional”, adianta Faria.

O designer gaúcho Guilherme Wentz comanda a discussão “Um Outro Olhar Sobre o Morar” e reflete sua forma purista e desacelerada de nos relacionarmos com os objetos e os espaços em que vivemos. Esther Schattan, diretora da Ornare, marca referência em mobiliário, irá falar sobre as principais tendências apresentadas no Salone del Mobile 2021, maior evento do segmento no mundo, realizado em Milão, na Itália, que acabou de acontecer, em setembro.

A participação é gratuita, com inscrições limitadas que devem ser feitas no site da Semana.

Palestras oficiais, lançamentos, talks, exposições

As palestras oficiais e lançamentos de livros, destaques no calendário da Semana, trazem importantes nomes. No dia 22, na Maria Pia Casa, o tema será “Attilio e Gregório: a história do design de interiores no Brasil”, por Rica Lima, arquiteto campineiro que lançará, na ocasião, o livro de mesmo nome da palestra.

Dia 25, na loja Ateliê Revestimentos, a palestra “Design biofílico e a conexão com o natural”, ministrada por Murilo Toporcov, diretor da IT’S Informov, um dos maiores escritórios de arquitetura corporativa. Dia 26, na Tessaro Móveis, a consultora de comunicação Lu Figaro fala sobre “Minimalismo: a busca pela essência em projetos de design”.

No dia 27, na loja Mais Revestimento, Jayme Vargas, curador e historiador, apresenta a palestra “Trajetórias do modernismo, de Gregori Warchavchik a Percival Lafer” também com lançamento de livro. Dia 28, na Artzzi, o tema será “Raiz Project: o design autoral brasileiro inspirando o mundo”, por Ana Cristina Schneider, coordenadora do projeto Raiz e a designer Alessandra Delgado.

E, no dia 29, na Lider Interiores, Graça Bueno e Otávio Nazareth discorrem sobre “Jean Gillon: dos projetos de interiores ao móvel moderno brasileiro. Graça Bueno é uma das autoras do livro sobre Jean Gillon, que será lançado neste dia, em Campinas. Otávio Nazareth é da Editora Olhares, que publica os três livros lançados durante a Semana. Todas as palestras oficiais acontecem às 16h. Exceção para o dia 29, com início marcado para às 15h.

Além das palestras oficiais, haverá lançamentos de produtos, talks com temas emergentes do design, instalações, exposições, entre outros eventos, que permitirão conexões entre mais de 20 grandes marcas e os principais profissionais do setor. Os consumidores finais têm espaço garantido por meio de acesso às principais tendências de 2021 nos espaços-conceito das lojas anfitriãs. A programação completa pode ser visualizada no site da semana e nas mídias sociais (ver endereço abaixo).

Números da Semana Design Campinas

Nas edições anteriores – duas em 2018 e em 2019 – a Semana contou com mais de 40 eventos de conteúdo simultâneos, com a presença de aproximadamente 3.000 arquitetos, designers de interiores, decoradores e estudantes de toda a região. Nas suas três edições, a Semana Design Campinas proporcionou mais de 150 horas de informação e conhecimento com os principais nomes do design nacional, tornando-se referência no interior do estado.

A terceira edição da Semana Design Campinas tem apoio institucional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Os patrocinadores Master são as marcas Deca e Ornare.

Serviço
Semana Design Campinas 2021
De 20 a 29 de outubro
Eventos nas principais lojas do segmento da cidade
Evento de lançamento: 20 de outubro
Local: Hotel Radisson Red – Av. Julio de Mesquita, 705, Cambuí, Campinas
Informações sobre palestras, eventos e inscrições da Semana Design Campinas pelo site: www.semanadesign.com.br

 

error: Content is protected !!