Semana do Meio Ambiente

Please select a featured image for your post

O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria do Meio Ambiente preparam uma série de eventos na capital e no interior em comemoração à semana do meio ambiente, que acontece de 1 e 5 de junho. Entre os destaques estão o programa de educação ambiental, os convênios para preservação de parques estaduais, o licenciamento de atividades de impacto local e a promulgação da Lei do Cerrado Paulista.

As atividades começam na segunda-feira, dia 1º, às 10h30, em São Paulo, no Jardim Botânico, quando será inaugurado o espaço Verde Vivo, do Programa Criança Ecológica, que tem o objetivo de trabalhar a agenda verde da flora de forma lúdica e interativa com crianças de oito a dez anos. O Pacto das Águas acontece na terça-feira, dia 2 de junho, na cidade de Bocaina, interior do estado. A proposta é ultrapassar o número de assinaturas recolhidas em todo o mundo durante o Fórum Mundial da Água, realizado em março desse ano, em Istambul, capital da Turquia.

Na quarta-feira, dia 3, em Campinas, às 10h30, Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente, participa da cerimônia de assinatura de um convênio entre a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e a prefeitura. Na ocasião, serão vistoriadas as obras de reforma do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. No mesmo dia, às 13h, Graziano acompanha a assinatura de dois convênios em Rio Claro, onde a prefeitura assina compromisso de co-gestão com a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo para realizar investimentos na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Horto Florestal), criando um pólo turístico-ecológico.

No dia 4, o projeto Criança Ecológica mostra sua expansão no interior paulista, com o lançamento da proposta em parceria com as prefeituras. Ribeirão Preto implantará cinco unidades do Criança Ecológica: Parque Luís Roberto Jabali – Curupira (Flora), Parque Ecológico Angêlo Rinaldi – Horto Municipal (Flora), Parque Guarani (Água/ Aqüífero Guarani), Bosque e Zoológico Municipal (Fauna e Flora) e Estação de Tratamento de Esgoto (Poluição). Em Sorocaba, o mesmo projeto será lançado às 15 horas, no Colégio Professor Duljara F. de Oliveira, atendendo inicialmente 16 escolas municipais. A cidade terá três unidades do projeto: Parque da Biquinha (agenda cinza), Parque Água Vermelha (agenda azul) e Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (agenda verde).

A noite, a partir das 19 h, o secretário e os prefeitos das cidades de Jundiaí, Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus, assinam uma carta de intenções para a criação de um consórcio intermunicipal em defesa da Serra do Japi. O ato acontece durante a Eco Jundiaí 2009, no parque Comendador Antonio Carbonari, o "Parque da Uva". O encerramento oficial da semana do meio ambiente será na sexta-feira, dia 5, com a promulgação da lei de proteção do cerrado paulista no Palácio dos Bandeirantes, às 12 h. Aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ela cria critérios mais severos que o próprio Código Florestal Brasileiro no que diz respeito à utilização e preservação do cerrado.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta