Semeia 2012

Please select a featured image for your post

Atividades promovidas pela Sanasa e pela Secretaria de Cultura movimentaram o final de semana em Campinas com a programação da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2012 . No sábado, 2 de junho, a programação aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), e no domingo, no Centro de Conhecimento da Água, no Parque São Martinho.

Catadores Encantadores e Lixo Extraordinário foram os documentários exibidos no MIS. O primeiro aborda a importância da atividade do catador para o meio ambiente e o trabalho que visa promover a saúde física e mental desses trabalhadores. O vídeo enfoca, ainda, os cuidados a serem tomados pelos catadores para evitar doenças.

Já o documentário Lixo Extraordinário, acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Muniz fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Caminhada ecológica
No domingo, a Sanasa realizou a “Caminhágua”, uma caminhada ecológica para marcar a Semana do Meio Ambiente. O evento teve início às 8h no Centro de Conhecimento da Água (CCA), no Parque São Martinho (próximo ao Parque Jambeiro).

A caminhada foi dividida nas modalidades leve e pesada. A caminhada leve foi destinada para idosos e crianças, com cerca de 4 km por asfalto e terra. Em seguida, uma visita guiada à Coudelaria num percurso de 2 km por terra. A caminhada de maior grau de dificuldade teve aproximadamente 7 km e será por terra.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.