Sensibilidade

Muita gente já passou pela experiência de sentir dor nos dentes ao comer algo frio como sorvete. Esse desconforto causado durante a estação mais quente do ano é, na maioria das vezes, a sensibilidade dental, que é uma dor intensa e passageira causada pela exposição da dentina (camada interna que envolve o nervo do dente) a comidas muito quentes ou muito frias.
Esse problema é consequência da dentina exposta, quando de alguma maneira há perda da camada de esmalte do dente. Mas afinal, por que isso acontece?
As causas podem ser diversas, mas entre as principais destaca-se a retração gengival, as doenças periodontais e a erosão ácida.
E, nesta época do ano é mais comum que a sensibilidade apareça devido ao aumento do consumo de bebidas e comidas frias. Por isso temos a sensação de que ela é maior durante o verão. 

Segundo a ortodontista Daniela Yano, o tratamento depende do fator causador da sensibilidade e pode ser feito desde uma simples troca de pasta de dente, como restaurações, aplicações de laser e até mesmo tratamentos gengivais.

De qualquer forma, ela orienta que nos meses mais quentes do ano é necessário redobrar alguns cuidados com a dieta e higiene oral. Confira algumas dicas:

• Evite alimentos ácidos que aumentam a porosidade do esmalte, facilitando a exposição da dentina.
• Beba bastante água para equilibrar os efeitos de alimentos ácidos, açucarados ou frios – é aconselhável beber água ou leite depois de comê-los.
• Use fluor dental. É muito importante incorporar o flúor à rotina de higiene bucal, já que o mineral fortalece o esmalte e protege os dentes da erosão.

Além disso, outros cuidados devem ser observados, como usar uma escova com cerdas macias e fazer a escovação passando por todos os dentes, porém sem exagerar na força, sempre massageando a gengiva.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!