Sinequanon e Thomas Walbum em Campinas

Considerado uma das principais revelações do Jazz europeu dos últimos anos, o pianista dinamarquês Thomas Walbum chega ao Brasil para uma rápida turnê em parceria com o grupo brasileiro Sinequanon durante o mês de abril.

Natural da pequena cidade de Hjoerring, Thomas vem de uma família de pianistas. Estudou piano clássico desde a infância, e iniciou-se no Jazz aos 11 anos de idade. Aos 15 anos, já se apresentava pela Escandinávia liderando seu próprio trio. A partir dos anos 90, Thomas passou a ter uma ativa carreira internacional, da qual se destacam apresentações no Baton Rouge Festival (Louisiana, EUA) em 1994, uma turnê pela Austrália no ano seguinte, além de shows no Spoleto Festival (South Carolina, EUA) em 2001, Prague Jazz Festival em 2004, e Copenhagen Jazz Festival em várias ocasiões. Também esteve na Grécia, Turquia, Espanha, Alemanha, e acaba de retornar de uma turnê pelo Japão.

Fã declarado do pianista americano Oscar Peterson, Thomas gravou nos Estados Unidos em 2001 o cd “Boston”, mesclando suas influências da tradição dos piano trios a elementos da música nórdica e do Jazz europeu. Acompanhado pelos aclamados jazzistas Joe Hunt (baterista que atuou com expoentes como Bill Evans e Stan Getz) e John Lockwood (baixista que trabalhou com Pat Metheny, Dizzie Gilespie e Joe Henderson, entre outros), Thomas alcançou com este trabalho o status de grande referência do Jazz europeu da atualidade.

Sinequanon

Atualmente lançando seu quarto cd, “Horizonte Artificial”, o grupo de jazz contemporâneo brasileiro Sinequanon, com Lupa Santiago (guitarra), Vítor Alcântara (saxofones), Guto Brambilla (contrabaixo) e Carlos Ezequiel (bateria), explora improvisação coletiva e composição moderna com ênfase nas nuances típicas de uma formação acústica. Suas influências se estendem desde a música erudita contemporânea às vanguardas do jazz e da música instrumental brasileira. Com a experiência de uma indicação ao Grammy Latino em 2002 pelo seu primeiro cd (“Images”), e tendo se apresentado em cidades como São Paulo, Brasília, Florianópolis, Joinville, Salvador, Aracaju e Maceió, o Sinequanon traz Thomas Walbum ao Brasil como parte de um projeto de parceria, e o repertório dos shows incluirá músicas de ambos em novas interpretações. A parceria se estenderá com apresentações em julho na Dinamarca e resultará na gravação de um cd.


Serviço
Espetáculo Cia Sarau
Data e horário: 19/04 às 20h30
Local: Rua José Martins, 1899 Vila Santa Izabel – Barão Geraldo – Campinas
Tel. (19) 3289-5265
Preço do ingresso: R$ 20,00 – inteira
R$ 10,00 (pessoas com até 25 anos)

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta