SOCESP aborda ergoespirometria

Please select a featured image for your post

A Regional Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) promove na próxima terça-feira, dia 13 de abril, uma palestra sobre ergoespirometria, o teste cardiorespiratório ou cardiopulmonar de exercício.

Quem ministra a palestra é Carlos Alberto Cordeiro Hossri, coordenador do Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do HCor e supervisor do Setor de Provas Funcionais do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Em pauta, a metodologia, as principais indicações do exame e variáveis.

O exame é importante para a prescrição do exercício físico e na avaliação aeróbica, além de diagnosticar, como método diferencial, a manifestação clínica da dispnéia, revelando se a queixa de falta de ar é de origem cardíaca, pulmonar ou periférica. O teste ergoespirométrico analisa todas as variáveis cardiovasculares como um teste ergométrico convencional e também os gases expirados, medindo diretamente o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico, avaliando o desempenho de pacientes (cardiopatas e/ou pneumopatas) até de atletas.

“É uma ferramenta com projeção de uso futuro cada vez maior, uma vez que vivemos em um mundo em que a atividade física e a saúde ganham mais importância. A ergoespirometria é capaz de identificar a faixa de treinamento ideal para prática de exercícios, sem dores musculares ou cãibras. É uma análise bastante detalhada e que felizmente vem sendo trabalhada em maior escala no Brasil”, aponta o especialista.

A palestra é destinada a médicos cardiologistas, pneumologistas, fisioterapeutas, preparadores físicos e especialistas da área.

Serviço
Regional Campinas – Teste Cardiopulmonar na aplicação clínica
Data: 13 de abril de 2010, terça-feira.
Horário: 20h
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – Anfiteatro I
Endereço: Rua Delfino Cintra, 63 – Campinas – SP
Informações e inscrições: (11) 3179-0044

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta