Superando problemas na relação amorosa

Problemas são comuns na vida de qualquer casal, porém a habilidade de lidar e superá-los varia de relação para relação. Saber contornar estes problemas e situações incômodas é um desafio, mas que pode ser enfrentado de maneira saudável. O diálogo, seja em momentos de calmaria ou em casos de turbulência na relação, é fundamental.

Segundo o psicólogo Silmar Coelho, é importante dar atenção a sinais de alteras, ou seja problemas, e procurar corrigi-los para que o conflito não se torne maior. “Problemas aumentam de tamanho quando não confrontados, são como um tanque de roupa suja, se não lavar hoje, amanhã tem mais”.

Respeitar as diferenças e opiniões é um passo importante, principalmente ao se considerar as diferenças de personalidade na hora de agir de homens e mulheres. Conversar de forma sincera, sem agredir ou culpar o companheiro, e sim explicando seus sentimentos é sempre a melhor solução. “O que acontece, muitas vezes, é que homens e mulheres não enxergam o problema de forma semelhante. Um bom exemplo é a exposição dos sentimentos, uma vez que cada um manifesta de uma forma diferente. O homem acha que provendo as necessidades da mulher está dizendo que a ama. Mas para a mulher essas coisas não bastam, pois ela precisa ouvir o tempo todo que é amada, já o homem não”, explica Coelho.

Se o diálogo é importante e gera confiança, analisar o que deve ser dito também é. Isso porque, de acordo com o psicólogo, em alguns casos as pessoas falam demais e isso pode gerar problemas para o casal, como ciúmes. Desta forma, falar ou deixar de falar deve ser analisado dentro da situação e da personalidade do parceiro. “Uma relação saudável é construída todos os dias, com pequenos gestos e atitudes de respeito e amor”, aponta o especialista.
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!