No último dia 12 de julho, a TAG Heuer celebrou a abertura de sua nova flagship na 5ª avenida, e o lançamento do novo relógio Carrera Skipper, que fez sucesso desde seu lançamento em 1968. O embaixador da marca, Patrick Dempsey esteve presente no evento utilizando o novo Carrera Skipper em inauguração.
Produzido em várias edições, desde a versão original de 1968 até o ultimo modelo em 1983, o Skipper já foi uma visão familiar nos pulsos de navegadores profissionais e amadores – e agora, exatamente 40 anos depois de ter desaparecido do catálogo da TAG Heuer , o amado Skipper está de volta.
Embora as versões posteriores do Skipper usassem a caixa Autavia, os primeiros exemplares (dos quais apenas cerca de 300 foram feitos) foram baseados no célebre cronógrafo Carrera.
Mantendo esse importante aspecto da herança náutica da TAG Heuer, a nova geração Skipper é derivada do recém-lançado ‘glassbox’ Carrera, cujo design se transforma perfeitamente à criação de um relógio náutico que é ao mesmo tempo bonito e prático.
Devido à ausência do bezel, à forma como a caixa de vidro se estende até a borda da caixa, ao engenhoso mostrador de “flange curva” e aos contadores de cronógrafo perfeitamente posicionados, o Carrera Skipper é extremamente legível em todas as condições.
O novo Skipper também recebe a robusta e elegante caixa de 39 mm de diâmetro do Carrera, o mais recente movimento TH20-06 com corda bidirecional, uma reserva de marcha de 80 horas – e, claro, uma pulseira de tecido resistente e de alta qualidade.
Mas enquanto o Skipper do século 21 está tecnicamente atualizado, ele deve seu visual único e imperdível ao modelo original que nasceu do envolvimento de Jack Heuer com a corrida de iates mais histórica do mundo – a America’s Cup.
Para entender como surgiu a conexão, precisamos voltar a meados da década de 1940, quando o fornecedor de artigos esportivos de alta qualidade Abercrombie and Fitch começou a contratar a Heuer para produzir relógios da marca A & F para vender em suas lojas de Nova York.
O primeiro foi o Solunar que mostrava as horas das marés e que, na década de 1950, levou à criação dos mais sofisticados cronógrafos Seafarer e Mareographe.
O relacionamento com a Abercrombie e a Fitch já tinha duas décadas no final dos anos 1960, e foi a estreita amizade de Jack Heuer com o presidente do varejista, Walter Haynes, que levou Heuer a se tornar o parceiro oficial de cronometragem do barco Intrepid da America’s Cup – o iate americano de 12 metros Iate americano que defenderia o troféu do New York Yacht Club contra Dame Pattie, desafiante do Royal Sydney Yacht Squadron.
Para a partida da Copa América de 1967, Heuer forneceu à Intrepid um conjunto de cronômetros portáteis para iates e equipou sua tripulação com relógios de pulso Aquastar com um engenhoso cronômetro de contagem regressiva composto por um disco vermelho e branco que girava por atrás de uma série de cinco discos.
O Intrepid venceu o evento por quatro corridas decisivas a zero – em comemoração ao qual Heuer produziu o cronógrafo Skipper com um submostrador de 30 minutos que foi adaptado para fazer a contagem regressiva dos 15 minutos de ‘pré-largada da regata em três segmentos de 5 minuto.
Cada um desses segmentos tinha uma cor diferente, com laranja vivo sendo usado para alertar a tripulação para o fato de que faltavam apenas cinco minutos; verde para representar a cor do cordame do barco e azul-petróleo claro para replicar a cor do convés do Intrepid.
O novo Skipper retoma essa decoração distinta e colorida, com um mostrador principal circular escovado no azul característico do Carrera (um tom inicialmente inspirado no mar) e contadores nitidamente contrastantes – o contador de 12 horas sendo ‘Intrepid Teal’ e o Contador de regatta de 15 minutos tem segmentos em Intrepid teal, Lagoon Green e Regatta Orange.
Outras características extraídas do relógio histórico incluem os proeminentes marcadores em forma de triângulo posicionados em intervalos de cinco minutos ao redor da borda curva externa, o ponteiro de segundos central laranja brilhante e a inclusão do nome ‘Skipper’ na base do contador de 12 horas.
O interesse pelo Skipper foi revivido em 2017, quando a TAG Heuer colaborou com o site especializado Hodinkee para produzir uma tiragem de apenas 125 relógios que prestavam homenagem ao modelo de 1968.
Posteriormente, os colecionadores começaram a procurar versões originais do Skipper, alguns dos quais chegaram a atingir US$ 80.000 em leilão.
O novo Carrera Skipper, no entanto, promete ser consideravelmente mais acessível após seu lançamento em julho como parte da coleção principal – e o relógio que servirá como o ‘carro-chefe’ de toda uma série de outros modelos marítimos que marcarão o retorno da TAG Heuer à o mundo dos iates e iatismo.
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