Teoria da Pedagogia dos Sentidos

Please select a featured image for your post

A abertura do Congresso Internacional de Pedagogia dos Sentidos, que acontece entre os dias 15 a 17 de agosto no Centro de Convivência Cultural, contará com o lançamento do livro do prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos, e entrega de obras voltadas para a educação infantil.

No dia 15 de agosto, às 20h, Dr. Hélio apresenta o livro “Naves-Mãe e a Pedagogia dos Sentidos – de Campinas, novos paradigmas para a educação infantil no Brasil”, da Editora Komedi, em noite de autógrafo no Centro de Convivência. O livro narra experiências na área de educação infantil implantadas em Campinas a partir de 2005, que levaram a zerar o déficit da pré-escola no município.

O prefeito descreve a criação e implantação, com resultados positivos, do projeto pioneiro das Naves-Mãe, projetadas pelo arquiteto José Filgueiras Lima, o “Lelé”. Com capacidade para abrigar mais de 500 crianças de regiões carentes, as Naves-Mãe não só recebem crianças da faixa etária de creches e pré-escolas, mas, também, oferecem oportunidades às mães, como cursos profissionalizantes destinados a proporcionar reeducação e inserção no mercado de trabalho.

Nestes espaços, desenvolve-se a Pedagogia dos Sentidos, onde são transmitidas noções de ciências, matemática e meio ambiente. Por meio de painéis temáticos desenvolvidos pelo Museu Exploratório de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), temas específicos de cada área são explorados de forma lúdica, em brinquedos simples ou envolvendo tecnologias, preparando, assim, as crianças para o enfrentamento das etapas futuras da escola fundamental e da concorrência no mercado.

Além do lançamento do livro, na manha do dia 15, às nove horas, será inaugurada a 12º Nave-Mãe, no bairro Novo Mundo, região noroeste de Campinas. Até o final do ano, espera-se entregar mais duas unidades e outras entram em processo de licitação. Esta entrega também marca o inicio do Congresso Internacional de Pedagogia dos Sentidos, que terá participação de especialistas brasileiros, franceses e de outras nacionalidades.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.