Tipos de liderança

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou uma pesquisa com a pergunta: “Se você fosse um líder, como seria?”. Foram 19.744 internautas questionados, com faixa etária entre 15 e 26 anos, e dentre as quatro opções de respostas, a maioria, 56,17%, 11.168 dos votantes, escolheu a alternativa “Cativante, mas cobrando na medida certa”. Segundo Eva Buscoff, coordenadora de treinamentos internos do Nube, “as pessoas querem ser os gestores idealizados como perfeitos".
Em segundo lugar, com 31,83% (6.328 pessoas), o perfil “Exigente, mas sendo sempre educado”. De acordo com a especialista, é importante exigir do colaborador, mas sempre lembrar da gentileza e coerência para não deixar de ser um líder admirado. Nesse caso, entra a diferença entre líder e chefe: o primeiro, motivador, visa trabalhar com os objetivos e filosofia da empresa, focando em alcançar resultados como consequência; já o segundo, através de uma maneira autoritária, cobra resoluções e deixa de parabenizar no momento correto, além de não participar do processo.
Em contrapartida, 7,40% (1.472 pessoas), elegeram a alternativa “Instigante, mas sempre oferecendo premiações”, como a forma de gestão ideal. “Bonificações não são ruins, porém não se pode esquecer de outros pontos importantes para quem ocupa o mercado atual.  A geração Y, por exemplo, valoriza qualidade de vida e investe, não apenas na carreira, mas em sua vida pessoal”, explica Eva. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!