Topografia de um desnudo

Please select a featured image for your post

Adaptada da peça homônima do dramaturgo chileno Jorge Diaz, com tradução de Renata Pallottini, o longa-metragem dirigido por Teresa Aguiar entra em cartaz no dia 27 de agosto, em duas sessões no Cine Topázio Shopping Prado.

O elenco traz nomes conhecidos, como Lima Duarte, Ney Latorraca, Gracindo Junior, José de Abreu, Maria Alice Vergueiro, entre outros. A jornalista e atriz Delma Medeiros também participa do filme.

Topografia de um Desnudo foi o primeiro filme produzido pelo projeto "Paulínia – Magia do Cinema", em 2006, pioneiro na criação do Polo Cinematográfico da cidade. O longa-metragem contratou figurantes de Paulínia, além de técnicos da cidade, que passaram por oficinas de capacitação profissional ministradas pela diretora Teresa Aguiar e pela roteirista, Ariane Porto.

A história do filme retrata os dias que antecedem a visita da Rainha Elizabeth ao Rio de Janeiro, em 1962. Sob um clima de tensão social e política que antecede o golpe militar, uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve em um perigoso jogo de interesses.

Baseada em um episódio real, o enredo investiga a matança de moradores de rua no Rio de Janeiro, por membros do Departamento de Repressão à Mendicância, órgão ligado ao Governo da Baía de Guanabara. Os mendigos eram presos, torturados e jogados vivos e amarrados nos rios Guandú e da Guarda.

Teresa Aguiar tem 50 anos de carreira como diretora teatral e foi professora de Interpretação e é Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. Produziu a série de documentários para a TV Povos do Mar. Em 2002, dirigiu o elenco do filme infantil “A Ilha do Terrível Rapaterra”, de Ariane Porto.


Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta