Uso de aquecedores no inverno

Please select a featured image for your post


Com a chegada do inverno, a procura por aparelhos aquecedores vem aumentando gradativamente. No entanto, tão importante quanto manter o ambiente aquecido, é garantir a qualidade do ar para evitar a aparição ou agravamento de problemas respiratórios.

Para a dra. Mara Rúbia Figueiredo, coordenadora da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, o mal uso do aquecedor acaba prejudicando a defesa local do sistema respiratório, visto que o aparelho pode causar ressecamento da mucosa, nos deixando mais suscetíveis às infecções. Também pode facilitar a disseminação de impurezas, que poderão ser aspiradas e depositadas no pulmão”.

A troca de filtro e/ou limpeza deste é um importante cuidado para não prejudicar a saúde. O filtro de um aquecedor de ar desempenha uma função valiosa: puxa poeira, sujeira e fragmentos da corrente do ar, enquanto passa através do aquecedor. O filtro de aquecedor, aliás, também retarda a passagem do ar através do aquecedor, especialmente quando está sujo.

A melhor maneira de manter seu aquecedor operando com máxima eficiência é manter um filtro limpo. Desta forma, a qualidade do ar será melhor e o interior da casa estará protegido. Portanto, atenção aos manuais de instrução e prazos de manutenção e limpeza, que variam de acordo com o produto. O mesmo vale para os aquecedores dos carros.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.