Vacinação contra gripe em idosos

Please select a featured image for your post

Mais de 36 mil pessoas acima de 60 anos de idade foram imunizadas até o último dia 29 de abril, durante a primeira semana da campanha de vacinação contra a gripe sazonal. Este número corresponde a 28,16% da população alvo, estimada em 127.907 habitantes. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir, neste ano, 80% deste público. A campanha de vacinação acontece de 25 de abril a 8 de maio.

Aproximadamente 170 mil doses da vacina estão à disposição dos idosos, dos profissionais de saúde e também da chamada população de risco da qual fazem parte os que têm doenças crônicas, cardiovasculares, pulmonares, renais, metabólicas (diabetes mellitus), hepáticas, imunodeprimidos e para as pessoas que convivem intimamente com pacientes descritos nas situações anteriores.

A composição da vacina varia a cada ano, de acordo com os tipos de vírus influenza que estão circulando de forma predominante nos hemisférios Norte e Sul. A gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país.

A doença inicia-se com febre alta, em geral de acima de 38°C, seguida de dor muscular, dor de garganta e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta