Veganismo

Seja por motivos religiosos, defesa dos animais ou pela busca por qualidade de vida, cada vez mais pessoas estão aderindo ao veganismo. A filosofia de vida vegana rejeita qualquer alimento ou bem de consumo obtido pela exploração animal. No Brasil, a comemoração vem de encontro a um momento em que a demanda por produtos veganos cresce quase que de forma exponencial.
Segundo a nutricionista Cyntia Maureen, em se tratando exclusivamente de alimentação, a retirada dos itens de origem animal do cardápio não é prejudicial, mas só garante benefícios à saúde se acompanhada pela troca por alimentos saudáveis. “É preciso que o adepto da nova dieta tenha uma alimentação rica e balanceada com leguminosas, sementes, frutas, vegetais e cereais. Dessa forma, o indivíduo está menos propenso a desenvolver doenças cardíacas, diabetes, câncer, sobrepeso, obesidade e problemas gastrointestinais”, pontua. Ela ainda conta que, para seguir o caminho certo, é preciso consultar um nutricionista, que poderá conduzir a mudança de acordo com as necessidades particulares do organismo.
Abaixo, a consultora elencou os alimentos que não podem faltar no cardápio dos veganos. Confira:

Feijão
O alimento é rico em carboidratos complexos e possui também vitaminas, ferro e antioxidantes em abundância.

Chia e linhaça
Essas duas sementes são boas fontes de fibras e proteína vegetal. Contêm ácidos graxos e ômega-3, que auxiliam no controle da pressão e colesterol.

Tomate
Além de possuir diversos nutrientes benéficos para o organismo, a fruta é uma fonte rica em vitamina C e A.

Vegetais verdes-escuros
São ricos em água e fibras e contribuem para que a proteína presente em outros alimentos seja melhor absorvida. Suprem a necessidade de ferro, cálcio e zinco, e são fontes de vitaminas A, C e K.

Cogumelos
Possuem abundância de proteínas e são uma ótima opção para substituir a carne, além de possuir nutrientes que estimulam o desenvolvimento do sistema imunológico.

Soja
É fonte de proteína magra e possui vários benefícios para a saúde, entre eles, a redução do mau colesterol. É fonte de fibra, rico em ácido fólico, cálcio, magnésio, zinco e vitamina K.
 
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