Viver sem stress

Adriana Vilarinho, médica dermatologista, explicou, durante evento promovido pelo Lide Mulher – Grupo de Mulheres Líderes Empresariais, ontem a noite, que o estresse é a nova doença que mais afeta as pessoas hoje. Conforme pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association), 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem de estresse. A médica, membro das Academias Brasileira e Norte-americana de Dermatologia, falou sobre “Viver sem stress” para uma plateia de 117 empresárias e empresários filiados ao Grupo de Líderes Empresariais.

A rotina intensa de trabalho é o que dita a vida das pessoas hoje em dia. O período para descansar e cuidar de si mesmo é cada vez menor. O diagnóstico dessas ações, na maioria dos casos, é o estresse, uma doença moderna que atinge um número cada vez maior de pessoas no mundo. “O melhor remédio para combater o estresse é a organização. Priorize as tarefas diárias e não queira fazer tudo, cada um deve saber qual o melhor ritmo para o seu dia a dia e procurar não excedê-lo”, explica a médica.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países com mais pessoas estressadas do mundo, perdendo apenas para o Japão. As brasileiras estão atrás das indianas (87%), mexicanas (74%) e russas (69%), ocupando o quarto lugar em porcentagem de estresse.

Atualmente, o estresse atinge mais as mulheres. Após uma situação de conflito, elas têm mais chances de desenvolver um problema cardíaco do que os homens. A médica lembra ainda que o nível de estresse e o estilo de vida determinam 60% das doenças e 50% das mortes. “É preciso acreditar e aceitar que você está estressado, para que então você possa gerenciar a doença”, destaca Adriana Vilarinho.

Adriana deu dicas de como viver melhor no ambiente de trabalho. “Use roupas confortáveis, seja cordial, delegue responsabilidades e divida o projeto em pequenas etapas”. “Excesso de luz, cores e sons no escritório também causam estresse. Procure deixar o ambiente profissional agradável”, completa.

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta