Voz fraca

Perder a voz facilmente não é algo normal, uma vez que a rouquidão decorre de qualquer alteração nas pregas vocais. Portanto, é um sinal de que algo está errado. O alerta é da médica otorrinolaringologista Jeanne Oiticica, que ressalta que a lista de possíveis causas inclui inflamação/infecção por microrganismos, edema (inchaço muito frequente naqueles que fumam), refluxo faringoesofágico (quando o ácido produzido no estômago sobe e reflui para laringe), lesão na estrutura (nódulo, cisto, pólipo, varizes), paralisia (ausência de movimento da prega vocal), entre outras.
Segundo a especialista, mesmo quem sempre teve a voz rouca deve ficar atento. “A perda da voz pode ser, também, o primeiro sintoma de um câncer de laringe. Por isso, em caso de rouquidão persistente e que não responde ao tratamento clínico após 15 dias, deve-se sempre procurar o otorrinolaringologista para fazer um exame detalhado”, explica.
Jeanne afirma ainda que, caso a perda da voz seja apenas circunstancial, beber bastante líquido, comer uma maçã por dia e evitar abusos vocais (gritos e sussurros) são dicas que ajudam a recuperá-la de forma mais rápida. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!