XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Please select a featured image for your post

O XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose, que acontece em Campinas de 6 a 8 de agosto, traz como um de seus destaques a discussão sobre a prevalência da doença em pacientes com a idade avançada. Segundo o palestrante Alberto Liberman, professor adjunto da Faculdade de Medicina da PUC Campinas e diretor científico do departamento de cardiogeriatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, quanto mais idoso, maior a probabilidade de doença aterosclerótica.

A aterosclerose afeta o organismo como um todo, acometendo diversos territórios vasculares, geralmente sem oferecer sintomas. As manifestações normalmente acontecem quando há infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou doenças arteriais periféricas.

A idade é o principal fator de risco para a doença arterial coronária, o acidente vascular cerebral e a doença arterial periférica, todas elas importantes causas de mortalidade e incapacidade do paciente idoso. O diagnóstico e correção dos fatores de risco no idoso e o diagnóstico de aterosclerose antes das manifestações clínicas são fundamentais.

É importante ressaltar que a doença subclínica está presente em 40% dos pacientes com mais de 65 anos, segundo o estudo epidemiológico Cardiovascular Heart Study.

De acordo com Liberman, o diagnóstico precoce e a prevenção são de extrema importância, já que a doença arterial coronária é silenciosa em grande parte dos pacientes idosos. “Cerca de 40% dos pacientes apresentam aterosclerose sem manifestação clinica, ou seja, sem nenhum sintoma que sugira a doença”.

No congresso serão discutidos os métodos de diagnóstico da doença subclínica, como eletrocardiograma, ultrassom das carótidas, tomografia computadorizada do crânio, ecocardiograma e escore de cálcio cardíaco.

Também serão enfatizadas a importância do estilo de vida, a correção agressiva dos fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, a importância do envelhecimento saudável com uma vida sem incapacidades ou dependências, além do inestimável valor da avaliação médica periódica mesmo nos idosos que se julgam saudáveis.

Serviço:
XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose
Data: De 6 a 8 de agosto de 2009
Local: Royal Palm Plaza Resort
Informações e inscrições: (11) 3262-4378 / (19) 3753-2333
http://congresso.cardiol.br/da/xii/

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!