Xô, sujeira!


Sujeira, poluição e bactérias por todos os lados. Um cenário comum nas ruas e um prato cheio para a contaminação por infecções. Desde que saímos de casa estamos sempre em contato com superfícies tocadas por milhares de pessoas: o carrinho do supermercado, o corrimão da escada rolante, a barra do ônibus, o caixa eletrônico ou teclados compartilhados, todos guardam microorganismos que podem ser nocivos à saúde.

Para proteger-se e evitar que a contaminação chegue aos objetos pessoais e à própria casa, é necessário estar sempre alerta. Ao entrar em casa, a primeira preocupação deve ser lavar bem as mãos. Uma dica é relacionar o hábito à situação: sempre que tocar na maçaneta da porta de entrada, lembre-se que antes de qualquer outra coisa, deve passar pelo banheiro e lavar as mãos com cuidado. Mesmo sendo aparentemente corriqueira, a tarefa exige muita atenção.

A dermatologista Dra. Camila Eduardo, lembra ainda que o uso de sabonetes antissépticos torna ainda mais eficiente a limpeza das mãos. “Lavar as mãos apenas com água e sabonete comum pode eliminar o risco de infecções virais, como gripes, mas uma ação mais eficaz contra bactérias exige sabonetes específicos, os chamados antissépticos”, explica.

 

11 passos para lavar as mãos indicados pelo Ministério da Saúde

1. Molhe as mãos com água

2. Aplique a quantidade suficiente de sabonete para ensaboar as mãos

3. Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si

4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos e vice-versa

5. Entrelace os dedos e friccione os espaços entre eles

6. Esfregue o dorso dos dedos de uma das mãos com a palma da mão oposta, com movimentos de vai e vem, segurando os dedos, e vice-versa

7. Esfregue o polegar esquerdo em movimento circular, com o auxílio da palma da mão direita, e vice-versa

8. Friccione, fazendo movimento circular, as pontas dos dedos e as unhas da mão direita contra a mão esquerda, e vive-versa

9. Enxágue bem as mãos com água

10. Seque as mãos com papel toalha descartável

11. Utilize sempre o papel toalha para fechar a torneira e jogue-o no lixo após o uso

 

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.