5 dicas para aquecer o corpo no frio

Esfriou e você não sabe o que fazer para ficar quente? Pois é possível ficar quentinho nas temperaturas mais baixas com dicas fáceis de inserir na rotina.

Marco Brotto, conhecido como O Caçador de Aurora Boreal, é um especialista em viagens aos países do Ártico em busca das tão sonhadas Luzes do Norte, as auroras boreais. Após mais de 80 viagens em busca do fenômeno, Brotto conta com propriedade como fazer para manter o corpo aquecido mesmo em temperaturas negativas.

“Quem deseja ver a aurora boreal sabe de antemão que a temperatura média tem muita amplitude. Nos meses de setembro chega de 18ºC positivos e no inverno até -40ºC. É preciso preparo para encarar a neve e as situações climáticas bem diferentes do Brasil. Geralmente, os brasileiros não fazem ideia de roupas e dicas para combater o frio”, explica.

E não é só no exterior que os brasileiros sentem esta dificuldade. Quando a temperatura cai muito dentro do país, a grande maioria tem dúvidas sobre como se proteger. Por isso Brotto compartilha cinco dicas imprescindíveis para quem quer manter o frio bem longe. Confira:

Toda atenção quando sair do banho
A temperatura no banheiro deve ser a mesma fora dele para que o calor do corpo se mantenha. “O ideal é deixar um aquecedor ligado para que a pessoa não perca o calor do corpo enquanto se seca e troca de roupa”, explica Brotto. Caso não tenha aquecedor em casa, se vestir ainda dentro do banheiro é uma boa opção.

Cubra sempre a cabeça
A cabeça é o lugar do corpo que mais perde calor e nessas horas quem não tem cabelo sente mais frio. A dica é sempre cobrir a cabeça com gorros, lenços, bonés, tudo para não deixar a temperatura no corpo se dissipar.  E, ao lavar os cabelos, seque sempre com secador. Cabelo úmido é sinônimo de frio, na certa.

Mantenha a pele aquecida
Você tem aquecedor em casa, lareira ou forno a lenha? Então vale a pena sentar uns minutinhos em frente a estas fontes de calor usando pouca roupa. Desta forma a pele vai aquecer e, de quebra, o corpo todo fica quente. Só quando sentir a pele quente vista uma roupa. Manter a pele quente é a garantia de um corpo aquecido.

Evite roupas jeans
Nada pior do que roupas de algodão nos dias frios, então evite calças jeans ou qualquer traje nesse tecido. “O algodão é péssimo para reter calor. O melhor tecido é a lã”, diz Brotto. Blusas, meias, gorros e outras roupas de lã vão garantir um inverno quentinho.

Frio no pé? Use as mãos
Você é daqueles que sente muito frio no pé? Então esqueça a sobreposição de meias. A dica é bem fácil de seguir: tire as meias e com as mãos faça movimentos que deixem o pé quente. Após sentir o pé aquecido, vista a meia. “Esta dica é ótima! O aquecimento dos pés com as mãos faz o sangue circular e a pessoa se sente mais confortável imediatamente”, finaliza Brotto.

error: Content is protected !!