7 dicas para organizar a volta às aulas 

Com o fim das férias, é tempo de pensar no material escolar, uniformes e começar a retomar a rotina para a volta às aulas. Fazer isso de maneira organizada traz diferença para o bem-estar de toda família. A coordenadora de educação infantil do Colégio Marista paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimarães aconselha os pais a planejarem os últimos dias de férias mantendo uma rotina flexível. Ela recomenda que a família se organize com antecedência, já que assim poderá fazer tudo com calma e as eventuais mudanças podem ocorrer de forma gradativa. “Esse é um importante momento para incluir atividades que se manterão ao longo do ano. Gradativamente, ajuste os horários de dormir, de acordar e de alimentação”, afirma.

Confira 7 dicas para começar o ano letivo organizado:

1 – Gradativamente, vá ajustando os horários de dormir, de acordar e de alimentação. Desta forma, fica mais fácil se acostumar com a rotina que irá se estabelecer no ano.

2 – Construa um quadro com as crianças e inclua as tarefas diárias. Por meio de um calendário que marque os dias que faltam para iniciar as aulas, crie uma expectativa agradável com relação a esse momento para que a experiência escolar seja sempre favorável para as crianças.

3 – Inclua as crianças na hora de adquirir os materiais escolares. Alguns podem ser reciclados. Assim, você estará ensinando sobre consumo consciente.

4 – Providencie um espaço onde todos os materiais serão guardados e oriente as crianças com relação a sua organização. Convide os filhos para construírem juntos um quadro com todos os materiais que deverão ser colocados diariamente na mochila.

5 – Separe um espaço na cozinha onde a criança poderá escolher o lanche que levará para a escola, caixas organizadoras transparentes podem ajudar. Deixe sempre as frutas à disposição em um local acessível, assim, ela se sentirá à vontade para recorrer com frequência a esses alimentos.

6 – Não se esqueça de manter uma rotina de lazer, priorizando aquelas atividades que a criança mais gosta de fazer em família.

7 – Mantenha o diálogo, sempre. Esteja atento ao seu filho e demonstre que está disponível para conversar quando ele quiser.

 

Leia também: 5 passos para um desfralde mais fácil