5 erros no uso de tapetes

Quem acredita que os tapetes cumprem a básica função de forrar o piso já começa errando, afinal, trata-se de um raciocínio que desperdiça todo o potencial de uma peça consagrada há milênios na humanidade.

Tapetes são como obras de arte que colocamos no piso, e é preciso encontrar as formas adequadas de usá-los para não atrapalhar o dia-a-dia e, de quebra, deixar a casa mais bonita.

Para isso, a by Kamy listou cinco erros comuns que as pessoas cometem a partir do momento que recebem em casa a peça que compraram:

1 – Locais inapropriados – Se você comprou um tapete por impulso, levando em conta somente aspectos estéticos e sem uma orientação especializada, são grandes as chances de você cometer um dos – senão o principal – erro deste segmento: usá-lo em um local para o qual ele não é indicado.
Os tapetes podem ser feitos de diferentes maneiras com vários materiais, logo, a depender da técnica de fabricação e da composição deles, podem ser mais adequados para alguns ambientes e perfis de projeto do que para outros.
Além do perfil, vale também considerar a localização e o clima da casa ou apartamento, bem como o nível de circulação de pessoas (tráfego) e a presença constante ou não de umidade. Logo, mesmo que você tenha comprado um tapete sem saber desses detalhes, confira a composição do modelo e o encaixe no melhor cenário para você e ele.

2 – Sala de estar encurtada – A sala de estar é considerada por muitas pessoas o ambiente mais importante da casa, considerando o cotidiano dos moradores e a recepção das visitas. Um espaço tão relevante como este não pode ter um tapete que não esteja à altura da tarefa.
Isso não quer dizer que ele necessariamente precisa ser caríssimo, mas dê a ele um valor especial para encantar os olhos, os pés e as mãos, seja qual for a pessoa que passar por ele.
O essencial de um tapete para a sala de estar é que ele seja capaz aproximar as pessoas, e isso só é possível se ele estiver sob os móveis principais: sofás, poltronas e mesas de centro. Jamais o utilize à frente destes, pois isso encurta o espaço de circulação e deixa a sala menor.

3 – Cuidado com cadeiras e poltronas – Esse alerta também vale para a sala de estar, mas é na sala de jantar que esse problema é mais recorrente. As bordas do tapete não podem ficar próximas aos pés dos assentos, pois além de dificultar a movimentação deles, isso pode causar acidentes.
A regra de ouro aqui é não ficar no meio termo: ou a cadeira ou a poltrona fica totalmente sobre o tapete, ou totalmente fora dele. Se ficar sobre ele, o ideal é reservar uma margem de pelo menos 30 cm até a borda para liberar a movimentação.
Também é fundamental saber se a sala de jantar comporta um tapete, pois pelo tamanho do cômodo pode não haver um espaço mais generoso entre das cadeiras até as paredes. Assim sendo, o melhor é não usar o tapete neste cenário.

4 – Deixe as plantinhas longe do tapete – Ter e cuidar das plantas dentro de casa não é uma tendência nova, mas ao passarmos mais tempo dentro de casa, cada vez mais buscamos nelas uma forma de nos conectar com o verde e espairecer.
Os vasos precisam necessariamente ter furos para dar vazão à água das regas. Você até pode usar um pratinho para evitar que essa água derrame, mas além do risco de atrair mosquitos, você precisaria esvaziá-lo com certa frequência para não transbordar.
É melhor que todo esse processo não ocorra sobre ou próximo aos tapetes, pois a umidade dos vasos carregando partículas de terra vai manchá-lo e danificar suas fibras ao passar do tempo.

5  – Não dobre, não empilhe e não puxe seu tapete – Tapetes nem sempre são leves, especialmente os maiores – a depender do tamanho dos oversizes, é preciso saber se o elevador do prédio comporta o tapete para movimentá-lo até os andares mais altos, caso contrário, será necessário consultar a possibilidade de içá-lo.
Essa dificuldade não pode ser subestimada, logo, evite encontrar maneiras de movimentar seu tapete sem a ajuda necessária, principalmente se tentar mexer puxando-o por uma das extremidades, o que pode desalinhar e tirar a peça de esquadro.
Para a limpar embaixo de um tapete grande, a dica é enrolar os lados e limpar por partes ou etapas. Caso utilize panos úmidos, certifique-se de que o piso está seco antes de desenrolar o tapete.
Se você pretende não usar um tapete por um tempo, o melhor é guardá-lo enrolado, pois dobras e empilhamento visando uma economia de espaço pode danificar as fibras. Neste caso, se não for uma escolha sazonal, vale considerar um novo uso, vender ou doar.