Dicas para aumentar o gasto médio do cliente e faturar mais

O gasto médio do cliente, uma das principais métricas utilizadas para impulsionar os resultados de um negócio, pode ser definido como um indicador de performance que possibilita identificar qual foi o valor médio pago pelos consumidores em seus pedidos. Nele, é possível entender o porque, em determinadas épocas do ano, o faturamento pode aumentar ou diminuir, sendo que isso não está relacionado apenas ao volume de vendas.

Com isso, é possível definir ações que tragam mais resultados, garantindo rentabilidade adequada e maiores lucros. Seu cálculo pode ser obtido a partir do total do faturamento do negócio dividido pela quantidade de vendas que foram realizadas dentro de um determinado período. Mas como aplicá-lo corretamente?

A Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises relevantes no mercado e para o mercado da Sodexo Benefícios e Incentivos, preparou uma série de dicas que podem ser conferidas na íntegra aqui.

Treine bem a sua equipe
Sua equipe precisa estar afiada para conseguir boas vendas. Para isso, tão importante quanto estar efetivamente na linha de frente e atender com cordialidade, é preciso preparar o time com técnicas e argumentos que ajudem a alcançar melhores resultados. Por exemplo, em um restaurante, o garçom pode sugerir, de forma atrativa, uma sobremesa ou um café para que o cliente consuma um item que talvez não pedisse.

Use alternativas que ampliem as possibilidades de compra
Facilitar a compra para o público consumidor também é uma maneira de vender mais e, consequentemente, aumentar o valor médio de consumo do seu negócio. Por isso, dispor de alternativas como os meios de pagamentos por aproximação (NFC) ou mesmo fazer parte da rede de aceitação de benefícios como vale-alimentação ou vale-refeição, de acordo com a atividade do seu estabelecimento, podem ajudar bastante.

Ofereça descontos ou combos em períodos sazonais
Sempre existem aqueles períodos do ano em que o faturamento diminui. O acompanhamento do gasto médio ajuda a identificar isso e a desenvolver estratégias para reverter essa situação. Os descontos sazonais para esses momentos de baixa são um exemplo.  Outra alternativa é criar combos. Um menu completo com preço diferenciado, incluindo entrada, prato principal e sobremesa, é um exemplo. Ao combinar esses itens e oferecer algum desconto, ou mesmo um brinde, pode fazer o consumidor, que talvez comprasse somente um ou outro produto, perceber vantagem e decidir por essa opção completa. O valor total do pedido acaba sendo maior, contribuindo para a elevação do gasto médio.

Pense na experiência do cliente
A experiência do cliente no seu estabelecimento, seja em um ambiente presencial ou on-line, é tão importante quanto a qualidade ou até mesmo o preço dos produtos. Por isso, é preciso pensar em quão agradável está o seu espaço físico, quão fácil é fechar e pagar uma compra digital, como você proporciona uma jornada de pedido, consumo e pagamento interessantes e assim por diante.

Ofereça um atendimento impecável
O atendimento também diz muito sobre o poder da sua força de vendas. O consumidor quer se sentir bem atendido e isso não significa sufocar ou mesmo negligenciar as suas necessidades dentro do seu estabelecimento. É preciso cordialidade e presteza, mas com bom senso, algo que um treinamento bem executado pode ensinar. Investir no bom atendimento com o público pode resultar no aumento da frequência do cliente ao local e gerar resultados promissores para o negócio.

Faça uso da tecnologia 
A tecnologia é uma ótima aliada para ter um controle constante sobre essa variável. Existem plataformas que atualizam automaticamente o gasto médio dos clientes por período a cada nova venda registrada. Informe-se e tenha mais agilidade para tomar decisões importantes para manter seu estabelecimento crescendo e com boa lucratividade.