Como vai a saúde do seu fígado?

O fígado é a maior glândula do corpo humano e responsável por funções importantes para o funcionamento do organismo. O órgão secreta a bile, que auxilia na dissolução e aproveitamento de gorduras, armazena glicose, produz proteínas, desintoxica o organismo e sintetiza o colesterol, além de filtrar microrganismos.

As doenças hepáticas são condições que danificam ou impedem o fígado de exercer seu papel no corpo. Conheça algumas:

Hepatites virais: podem ser do tipo A, B, C, D ou E, e representam um grande problema de saúde no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado causando sintomas como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Câncer de fígado: pode ser primário, que começa no próprio fígado, ou secundário, com origem em outro órgão (metástase). Os sintomas mais comuns são: dor, presença de massa abdominal, distensão abdominal, perda de peso, perda de apetite, mal-estar, tonalidade amarela nos olhos e pele, além de acúmulo de líquido no abdômen (ascite).

Esteatose hepática: cada vez mais comum, caracteriza-se pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado que pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e câncer.

Como cuidar do fígado?
Com tantas funções, é necessário cuidado.  Para prevenir doenças e manter a saúde, o ideal é evitar o consumo de alimentos que possam agravar o acúmulo de gordura no fígado (produtos embutidos, bacon, frituras, carnes gordurosas e açúcar em excesso), não consumir álcool frequentemente, evitar o contágio pelo vírus das hepatites, não usar anabolizantes, manter o peso ideal, evitar fumar e realizar atividades físicas com frequência.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!