Dicas para aproveitar o vão embaixo da escada

Muitas vezes esquecido e inutilizado, o vão embaixo da escada pode ser aproveitado e se transformar em um canto funcional e até aconchegante. É nisso que acreditam as profissionais Carina e Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos. “O espaço sob a escada pode se transformar em despensa, home office, jardim de inverno. Basta deixar a criatividade solta e fazer um projeto bem pensado, que valoriza todos os cantinhos do lar”, afirmam.

Segundo elas, aproveitar o vão embaixo da escada é uma saída inteligente, principalmente para os apartamentos e casas menores, que cada dia se tornam mais populares. “Toda escada permite explorar essa solução, independentemente de seu formato. Mas são as escadas retas, menos angulosas, que oferecem um maior espaço”, explicam.

As arquitetas separaram alguns projetos para inspirar você a aproveitar esse espaço tão esquecido. Confira!


Criando um jardim de inverno
Uma forma leve e fresca de aproveitar o vão embaixo da escada é apostar em um jardim de inverno, levando um pouco de verde para dentro de casa – seja com vasos, seja delimitado por um chão de pedra ou até em forma de jardim vertical. “O importante é escolher bem as espécies de planta, que devem se adaptar bem à sombra”, dizem Ieda e Carina Korman. Para complementar, esculturas e pequenas fontes são perfeitas para criar o clima de aconchego.

Transformando em depósito
Para quem precisa de mais espaço para armazenamento, o vão embaixo da escada pode ser uma solução! É possível desenhar estantes sob medida ou, ainda, fechar o espaço, criando uma despensa ou depósito – como foi a escolha para esse projeto do Korman Arquitetos. “Completamos o cantinho com um carrinho-bar, com design de Jean Gillo”, dividem as profissionais.

 

Usando um aparador
Por fim, posicionar um aparador ou buffet embaixo da escada é uma forma simples e prática de levar funcionalidade para o local. “Se a escadaria está próxima da cozinha ou sala de jantar, o buffet ainda funciona como apoio para copos, talheres e outros itens”, explicam. Ieda e Carina Korman ainda aproveitaram o mobiliário para criar um cantinho do bar, dispondo as principais bebidas e utensílios dos moradores. “O aparador é uma opção versátil, mas diversos mobiliários podem ser posicionados sob a escada. Um pequeno divã, ou até uma mesa para home office são capazes de transformar o vão, antes inutilizado, em um espaço funcional”, opinam.

Fotos: Gui Morelli

error: Content is protected !!