EUA deixam de exigir teste de Covid-19 para viajantes internacionais 

Os EUA vão eliminar a exigência de que viajantes internacionais que entrem pelos aeroportos do país tenham de apresentar um teste negativo de Covid-19.

A medida foi anunciada na última sexta-feira, dia 10 de junho, pelo secretário-assistente de imprensa da Casa Branca, Kevin Munoz, e entrou em vigor à meia-noite de ontem.

“Os EUA vão acabar com os requisitos de testagem de Covid-19 para os viajantes aéreos que entram no país”, disse Munoz no Twitter. Ainda de acordo com o oficial da Casa Branca, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças continuará avaliando a necessidade de testes “de acordo com a ciência e no contexto das variantes circulantes”.

Desde que os EUA reabriram suas fronteiras, em novembro do ano passado, o governo passou a exigir que os viajantes apresentassem o resultado negativo do teste de Covid-19 realizado no máximo um dia antes do pouso em solo americano. Agora, porém, isso não é mais necessário.

O Brasil é um dos países que mais enviam turistas para os EUA. Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, já foram 315 mil, o que coloca o país na quinta colocação, atrás de México, Canadá, Reino Unido e França.

O fim da exigência do teste negativo facilitará a viagem de mais brasileiros aos EUA. Vale lembrar que, em fevereiro, o Brasil já tinha aderido ao Global Entry, programa do governo americano que desburocratiza o processo de entrada nas alfândegas.