Exagerou no sol? Veja como recuperar a pele

Para muitas pessoas, o verão é a estação mais esperada do ano. O clima quente estimula mais atividades ao ar livre e a utilização de menos roupa. É uma época agradável para descansar e se desligar de tudo, mas é preciso cuidado para que um momento de relaxamento não se transforme em um problema sério. Um descuido com o sol, por exemplo, pode causar incômodo, ardência e até mesmo lesões mais sérias à nossa pele.

O ideal é caprichar na proteção solar e não exagerar na exposição, explica a dermatologista Francine Papaiordanou. “As consequências de curto prazo são as queimaduras solares, em consequência de um processo inflamatório intenso. É possível perceber logo após a exposição exagerada, com sintomas de sensibilização e ressecamento da pele”, explica.

Depois do descuido, é possível minimizar as consequências. Não há segredo para recuperar a pele depois da exposição exagerada ao sol. “A melhor forma de aliviar a sensação de desconforto é hidratar muito a pele e beber bastante água. Em casos muito intensos, pode ser necessário procurar um dermatologista para prescrição de pomadas e analgésicos ou anti-inflamatórios para o alívio dos sintomas”.

Durante o banho, preferencialmente com água fria, a utilização de um sabonete que limpa sem agredir a pele será mais confortável depois de um dia inteiro de exposição inadequada. De acordo com a dermatologista, uma boa opção é utilizar sabonetes com tecnologia Syndet.

Para que a recuperação seja mais rápida, o ideal é que seja usado um hidratante denso, sem cheiro. “Para potencializar a hidratação, basta misturar óleo corporal ou óleo de bebê com o creme. O importante é hidratar, mesmo quando não estiver disponível o hidratante ideal. Qualquer hidratação é bem-vinda”.

A hidratação é uma medida eficiente para a recuperação da pele após um dia intenso de sol, mas é importante destacar que prevenir esse incidente é simples e necessário. “A proteção adequada com filtro solar de três em três horas, o uso de chapéu e optar sempre por lugares com sombra garantem a saúde da pele não apenas a curto prazo. Exposição sem proteção pode causar danos irreversíveis a longo prazo, como manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele”, conclui.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta