Festival “Vinho na Vila” chega a Campinas

O “Vinho na Vila”, maior festival de vinhos brasileiros, acontece nos dias 17 e 18 de junho, no Galleria Shopping, em Campinas. Em sua primeira edição na cidade, o evento irá apresentar uma seleção de mais de 200 rótulos de 15 pequenas e médias vinícolas para degustação e venda, além de reunir expositores de queijos e frios artesanais, oferecendo ao público uma experiência enogastronômica única.

Além da feira de expositores, na qual os visitantes poderão aproveitar pelo período de três horas a degustação dos rótulos das vinícolas participantes, o festival, que será realizado no Espaço de Eventos do segundo piso do shopping, contará com uma programação musical com apresentações de duos de jazz e bate-papo com especialistas sobre temas relacionados ao universo dos vinhos.

Os ingressos custam a partir de R$ 99,00 e dão direito a uma taça para provar os vinhos das vinícolas em um dos três horários de degustação. A classificação indicativa é 18 anos.

Entre os produtores que já confirmaram presença na edição do Galleria Shopping estão as vinícolas gaúchas Audace, Bebber, Beccas, Campestre, Casa Valduga, Fin, Tenuta Foppa e Ambrosi, Vinha Solo e 22 Vinhos e as paulistas Invernnia e Artesã. Cada vinícola realizará a venda direta ao consumidor e oferecerá a degustação de seus produtos, explicando particularidades de seus vinhos, processo de produção e região de onde vem.

Criado pela empresária, chef de cozinha e fundadora da Casa Vitis, Larissa Fin, o Vinho na Vila surgiu em 2016 com o propósito de ampliar o repertório dos consumidores sobre a riqueza da nova geração de vitivinicultores nacionais e já foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegando pela primeira vez a uma cidade do interior do país.

Segundo enólogos e sommeliers, os últimos dois anos foram “mágicos” para o vinho fino brasileiro.  Em 2020, ano em que as safras de uvas viníferas bateram recordes, foram comercializados 24 milhões de litros de vinho brasileiro de alta qualidade, 90% desse total, produzidos no Rio Grande do Sul, e o restante de outras regiões que têm se mostrado promissoras, como Santa Catarina, o Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco e na Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Programação

 Sábado, 17 de junho

 Sessões de degustação: das 11h30 às 14h30, das 15h30 às 18h30 e das 19h às 22h

15h – Bate-papo “Vinhos do Sudeste”

18h – Bate-papo e degustação “Um Brasil e Conhecer”

Das 18h30 às 19h10 e das 20h às 20h40 – Apresentação Duo de Jazz


Domingo, 18 de junho 

Sessões de degustação: das 12h às 15h e das 15h30 às 18h30

Das 12h às 13h – Apresentação Duo de Jazz

15h – Bate-papo “Vinhos do Sudeste”

Das 15h30 às 16h10 e das 17h às 18h30 – Apresentação Duo de Jazz

 

Leia também: Chef Decor homenageia a alta gastronomia