O lean management, ou gestão enxuta, é uma abordagem que visa maximizar a eficiência operacional ao eliminar desperdícios e melhorar continuamente os processos nas empresas. Originado no sistema de produção da Toyota, tem se mostrado eficaz para aumentar a produtividade, adicionar flexibilidade e adaptabilidade às operações, bem como melhorar o engajamento dos colaboradores.
A filosofia Kaizen, que significa “mudança para melhor”, é um dos pilares desse movimento. Através da melhoria contínua e incremental, as empresas são encorajadas a promover pequenas modificações de maneira constante. Ao longo do tempo, essas transformações se somam, resultando em grandes avanços em termos de eficiência e qualidade. Para tanto, é essencial criar uma cultura onde todos os funcionários participem ativamente dessa ação. Reuniões diárias de aperfeiçoamento são um exemplo de prática que incentiva a contribuição de todos para o progresso do trabalho.
Produzindo mais e melhor
Dentro de todo esse contexto, as perdas são definidas como qualquer atividade que não contribui diretamente para agregar valor ao produto ou serviço final. Pensando nisso, sete categorias clássicas são observadas: superprodução, tempo de espera, transporte, processamento exagerado, excesso de inventário, movimentos desnecessários e defeitos. Por meio da análise detalhada e do mapeamento dos processos, é possível localizar e eliminar essas ineficiências, criando um fluxo de trabalho contínuo. Como resultado, as operações se tornam mais ágeis e produtivas, ao utilizar os recursos de maneira mais eficiente.
O lean management destaca a importância de compreender o que realmente é relevante para o cliente e direcionar os esforços para atividades que de fato agreguem valor. As companhias precisam alinhar seus métodos e suas operações com o objetivo de atender plenamente às necessidades e expectativas dos consumidores, assegurando que cada etapa contribua diretamente para uma entrega de qualidade.
Papel do colaborador
Os colaboradores são considerados uma fonte valiosa de conhecimento e ideias para aprimorar os processos. Ao incentivar sua participação ativa em iniciativas de desenvolvimento, oferecendo treinamentos, oportunidades de liderança e reconhecimento, as organizações podem aproveitar melhor esse potencial. Essa abordagem de gestão visa criar um fluxo de trabalho contínuo, reduzindo o tempo de ciclo e aumentando a eficiência. Em vez de empurrar produtos para o mercado, o sistema pull é acionado pela procura real do cliente. Ferramentas como Kanban e células de trabalho podem ser usadas para implementar esse fluxo contínuo e atender à demanda de forma assertiva.
A implementação do lean management pode ser um divisor de águas para as companhias que buscam otimizar suas operações e aumentar a produtividade. Ao focar em eliminação de desperdícios, criação de valor, melhoria contínua e empoderamento dos funcionários, essa abordagem permite que as empresas se tornem mais ágeis, flexíveis e preparadas para enfrentar desafios em um ambiente competitivo e dinâmico.
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures, corporate venture builder catarinense que tem a missão de impulsionar o crescimento de startups que atuam com tecnologias inovadoras no setor de varejo, logística e educação. E-mail: leonoraventures@nbpress.com.br