Restaurante Camarões chega à capital paulista

Inaugurado em 1989, o restaurante Camarões é um dos maiores representantes da gastronomia potiguar. Com cinco unidades na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, faz sua primeira expansão e chega a São Paulo.

O Camarões se tornou parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade ao longo do ano. “Não é coincidência que potiguar – termo utilizado para quem nasce no Rio Grande do Norte – significa ‘comedor de camarão’ em tupi. Ficamos muito felizes com a oportunidade de levar nossa história, serviço e receitas para ainda mais pessoas. É um sonho antigo de expansão, que se concretiza com a inauguração em São Paulo”, explica Clara Medeiros, sócia-diretora do Camarões.

Fundado pelo empresário Fernando Medeiros, com apoio de sua então companheira, Vânia Bezerra, o restaurante Camarões inaugurou sua primeira casa no ainda pouco conhecido bairro de Ponta Negra, que hoje é o local mais turístico de Natal. Atualmente, sob o comando dos filhos Clara, Gabriel e Júlio, o Camarões inaugura sua sexta casa e chega à capital paulista com seu cardápio tradicional e também alguns pratos exclusivos.

Nesta primeira fase, o espaço funcionará seguindo todos os protocolos sanitários para a visita do público e com capacidade reduzida. Serviços de entrega e retirada ainda não estão disponíveis.

Cardápio
Com mais de 40 receitas à base de camarão, entre entradas e pratos principais em porções para compartilhar, não há como se apontar um só carro-chefe. Desde a tradicional Moqueca de Camarão ao mais sofisticado Crocante com Risoto Brie – camarão empanado com quinoa e ervas, servido com risoto de queijo brie, damasco, abobrinha e amêndoa – passando pelos queridinhos Pastel de Camarão e Camarão Internacional, há opções para todo paladar.

Seguindo a mescla de mar e sertão e para os amantes de peixe e frutos do mar, o cardápio traz ainda outras preparações que vão muito além do camarão. O Polvo Mar e Sertão, por exemplo, chega salteado na manteiga de garrafa com tomate, cebola roxa, alcaparras, nata fresca e coentro. Ou ainda o Peixe Vila Flor, grelhado e regado com suave molho de manteiga com castanha do Pará laminada. Acompanha arroz integral com grãos e purê de banana da terra.

Para a unidade de São Paulo, foram criadas receitas exclusivas.  Entre elas, o Ravioli de camarão é feito com massa artesanal recheada com camarão e queijo catupiry e ervas com molho rústico de tomate, azeite e manjericão. Já a Salada de carne de sol que reúne folhas verdes, tomate cereja, pepino agridoce, cenoura e rabanete, finalizada com lascas de filé mignon de sol e queijo de coalho empanados e finalizada com molho balsâmico e mel de engenho.

O projeto
Assinado pelo arquiteto Jayme Lago Mestieri, o projeto traz as memórias afetivas da família fundadora do Camarões, inspirado em suas raízes, mas conectado à São Paulo e à movimentada Avenida Juscelino Kubitschek, onde está localizado. Para isso, a fachada com brise em vidro permite uma interação entre externo e interno, criando um ambiente iluminado e que mantém um clima agradável graças a amplitude dos 1400m2.

A designer social Cris Ribeiro coube a missão de levar o DNA da marca potiguar ao novo projeto de São Paulo, trazendo referências do mar e do sertão, numa construção afetiva que revela traços da essência do Camarões nos pequenos detalhes. A estampa das cadeiras, por exemplo, foi idealizada com exclusividade pela artista potiguar Ariell Guerra, inspirada nas flores do sertão potiguar. “Mar e Sertão” também é tema das obras do artista plástico potiguar Demétrius Montenegro, que colorem as paredes desta nova unidade.

O lustre de cabaças, campeão de cliques e marca registrada da entrada dos salões de uma das unidades em Natal, estará presente no novo restaurante.

Serviço
Camarões
Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 627 – Vila Nova Conceição
Telefone: (11) 3508-8080
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta: 11h30 às 15h30 / 18h às 21h
Sexta a sábado: 11h30 às 16h / 18h às 21h
Domingo e feriados: 11h30 às 16h / 18h às 21h