A possibilidade de trabalhar em casa deixou de ser uma realidade distante para grande parte dos trabalhadores em todo o mundo. Com a obrigatoriedade do isolamento social, as empresas passaram a buscar alternativas para manter suas atividades e, neste cenário, o home office foi inserido gradualmente na rotina de diversas pessoas.
O desafio foi transformar os espaços em escritórios, mesmo que compactos, para manter – ou criar – a rotina no trabalho.
Com a ajuda da Espaço A+ Self Storage separamos algumas dicas de organização e decoração para otimizar o trabalho remoto:
Escolha o cômodo
Antes de qualquer coisa, identifique qual é a melhor possibilidade para inserir um escritório sem que a dinâmica da casa e dos moradores seja prejudicada. Corredores, espaços vagos no quarto, sacadas e locais subutilizados podem ser muito bem-vindos para a instalação de mesas e escrivaninhas, por exemplo.
Organização é tudo
Assim que o ambiente do home office for escolhido, será necessário organizá-lo de forma inteligente, para que tudo esteja ao alcance das mãos. Para manter a mesa bem ordenada, nada melhor que utilizar organizadores, que separam canetas, lápis, pastas, papéis e demais artigos de escritório. Post-its e caixas de correspondência para classificar documentos também podem fazer a diferença.
Invista em prateleiras e mesas com gavetas
Para otimizar o espaço, o ideal é investir em prateleiras verticalizadas e mesas com gavetas, que possam guardar tudo aquilo que não é essencial durante o expediente ou que não sejam necessárias para a rotina, como livros, arquivos, artigos de escritório, pastas e relatórios.
Use a decoração a seu favor
Não é novidade para ninguém que cores e objetos possuem significados e provocam estímulos e sensações. Por isso, equilibre sua paleta com tons neutros e vibrantes. Desta forma, você não terá um espaço totalmente relaxante e nem que cause muita distração. A iluminação também é um diferencial. Use luminárias, caso necessário.
Priorize o essencial
Por último, mas não menos importante, tenha no escritório somente o que for essencial para o trabalho do dia-a-dia, para não poluir o ambiente familiar. Se for preciso, adapte seus espaços e guarde tudo aquilo que não vai usar em um self storage – sejam roupas, móveis ou pertences de uso esporádico.