A Semana Design Campinas 2023, evento que já faz parte do calendário oficial do segmento de arquitetura e design no Brasil, começa hoje e vai até 14 de novembro, com grandes nomes do design brasileiro e a participação de centenas de profissionais e estudantes do interior de São Paulo.
O momento será de troca de ideias em torno do universo do design de produtos, arquitetura e design de interiores.
A abertura acontece nesta tarde, com o Design Open Day, no Radisson Red Hotel, em Campinas. No palco, sete grandes profissionais ligados ao design nacional, em dois conteúdos. O tema central de discussão e reflexão neste ano é o futuro do design, que envolve questões que permeiam a sustentabilidade e o uso da inteligência artificial nos projetos residenciais e corporativos.
As reflexões sobre o futuro do design, ampliando os horizontes para novas possibilidades de cidades, formas de produção, consumo e vida serão apresentadas no primeiro painel, pelo grupo de coordenadores do IED (Istituto Europeo Di Design), melhor faculdade de design no Brasil, com representatividade global.
A mestra em Design, Graziela Nivoloni, o arquiteto e mestre em Semiótica Urbana, Alexandre Salles, o coordenador de Projetos de Economia Circular e Design para Inovação Social, Christian Ullmann, e o diretor criativo, Indio San, irão apresentar o manifesto “Sonhar Design”, considerando uma análise do passado, presente e futuro.
O segundo conteúdo do Design Open Day será o talk “Design e Sustentabilidade”, com a participação de Esther Schattan, diretora da Ornare, marca internacional de mobiliário de alto padrão, da jornalista Marianne Wenzel, ex redatora-chefe das revistas Casa Vogue e Arquitetura & Construção, pós-graduada em ESG, e Carol Tilkian, colunista da rádio CBN e Revista Glamour, psicanalista e pesquisadora de relações afetivas.
Os profissionais, que atuam em diferentes vertentes, porém, todas ligadas às experiências que envolvem o design, irão propor uma reflexão sobre o quanto as atitudes do presente nos levam ao futuro. Um movimento que faz pensar a sustentabilidade em todas as áreas de atuação, devendo estar no radar dos profissionais de arquitetura e design.
Nesta edição, a capa do Guia Oficial e as comunicações institucionais trazem as fotografias autorais de Manuel Sá, que está entre os 25 fotógrafos de arquitetura emergentes no mundo, segundo o Archdaily.
Conteúdos abrangem palestras, talks, exposições e lançamentos de livros
Os outros conteúdos deste ano serão apresentados por meio de palestras, talks, exposições de arte, lançamentos de livros e webinars. Todos, destinados aos profissionais e estudantes de arquitetura e design de interiores da região de Campinas, quando terão a oportunidade de conhecer, refletir e debater as tendências nacionais e globais.
Essa troca terá continuidade entre os dias 07 e 14 de novembro, período em que os conteúdos acontecem nas lojas de design parceiras, que serão as anfitriãs das palestras oficiais. Algumas delas também trarão ambientações relacionadas às tendências para o ano de 2024.
No dia 07 de novembro, haverá a palestra e lançamento do livro “Histórias de Casa – o morar com afeto”, na La Table Préte, por Bruna Lourenço e Paula Passini.
No dia 08, a palestra será “Briefing Sensorial”, oferecida pela Neolith, no Espaço Cultural Piccoloto, por Lilian Santos, colunista da Casa Vogue, embaixadora da Expo Revestir e CEO do blog Revestindo a Casa. No mesmo dia, a palestra oficial IED será “Conexões Estéticas – a sinergia entre arquitetura, design de interiores e moda no Salone del Mobile Milano”, por Ila Rosete, na loja Tessaro.
No dia 09 de novembro, a palestra oficial será “Gerar valor à vida das pessoas”, por Alexandre Maydana, head de Comunicação da marca jaderalmeida. O evento será na flagship store de Campinas.
No dia 10, a palestra oficial IED será “Neuroarquitetura e Cores”, por Danni Couto, na Zissou, e abordará os avanços técnicos no campo das neurociências e sua aplicação na arquitetura e no design.
A Breton trará, no mesmo dia, a palestra “Sergio Rodrigues em Brasília: interiores modernistas das décadas de 50 a 80”, por Marcelo Mari, e o lançamento do livro sobre o mesmo tema, organizado por ele, que é professor na UnB e coordenador do projeto de pesquisa Mobiliário Moderno em Brasília. Na oportunidade, o autor relembrará momentos importantes na consolidação de Sergio Rodrigues como um dos mais respeitados designers do Brasil.
No dia 13, a Artzzi sediará a palestra “Olhar o design moderno brasileiro como arte”, por Ruy Teixeira e Otavio Nazareth, que farão um panorama da recente valorização da produção brasileira de móveis, presente em galerias e coleções de arte nacionais e internacionais. O novo livro “Horizonte ampliado – design moderno brasileiro”, de autoria de Ruy Teixeira, um dos principais fotógrafos de arquitetura brasileira, e de Jayme Vargas, historiador, será lançado no mesmo dia. Nele, é colocado em evidência o modo como este patrimônio material é mundialmente percebido.
No dia 14, às 11h, será realizado o webinar “O protagonismo do artesanato brasileiro”, com Sonia Quintella de Carvalho, Camila Gomes e convidados, oferecido pela Imaterial. Sonia, presidente da Artesol, falará sobre a valorização do produto artesanal brasileiro. A ONG, uma das mais respeitadas do país, foi idealizada pela antropóloga brasileira Ruth Cardoso, e trabalha com uma diversidade de frentes em prol do fortalecimento do artesanato nacional.
O público ainda pode agendar uma visita durante todo o período da Semana Design Campinas na exposição de Fernanda Naman, que acontece no Espaço Cultural Piccoloto, com as séries da carreira da artista: ”Desejos”, “Paisagens Silenciosas” e “Floating”.
Além das palestras oficiais, haverão outros conteúdos sobre temas emergentes do design, permitindo conexões entre mais de 20 grandes marcas e os principais profissionais do setor.
A programação completa você encontra no site semanadesign.com.br