A importância da vitamina C no cuidado diário da pele

Apesar de ser conhecida e considerada por muitos a “queridinha” dos cuidados com a pele, pouca gente conhece de fato os grandes benefícios da vitamina C.

De acordo com a dermatologista Mariana Paixão, um dos benefícios mais importantes é sua potente ação antioxidante, já que ela protege as células do efeito do tempo.

“Outro benefício é a ação da neocolagênese, que é a produção de novas fibras de colágeno. Além desse auxílio na formação do colágeno, ela tem também uma ação cicatrizante”, explica a médica.

Estudos do Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto (Portugal) e da Universidade de Leicester (Reino Unido), mostram que a vitamina C ajuda na cicatrização dos tecidos e na regeneração da pele.

Mariana explica que a vitamina C também é responsável pela inibição da melanogênese que faz diminuir as chances de aparecimento de manchas, e que associada ao protetor solar, potencializa sua ação. Além disso, apresenta outro efeito positivo que é a hidratação que proporciona à pele.

“Existem inúmeras opções no mercado, indicadas para cada tipo de pele e rotina de cuidados. Por isso é muito importante procurar um dermatologista para indicar a melhor opção”, orienta Mariana.

 

error: Content is protected !!