O contato frequente com a água do mar e da piscina é o grande causador dos casos de dores de ouvido no verão. Isso porque a entrada de água nos ouvidos pode provocar otite, uma infecção no ouvido médio que fica atrás do tímpano. “A permanência prolongada de água dentro da cavidade do ouvido aumenta a umidade no conduto auditivo externo dos ouvidos – é aí que mora o problema”, afirma a fonoaudióloga Nathália Zambotti.
Os germes e fungos presentes na água do mar e das piscinas, provocam inflamação e obstrução do canal auditivo que se não tratada corretamente, essa inflamação – mais conhecida como otite – pode causar danos à audição. “Por isso a prevenção é tão importante e pode ser feita com o uso de protetores auriculares que cumprem essa função ao promover o vedamento completo do conduto auditivo”, explica.
Nathália ensina que outros cuidados também previnem o problema como secar bem os seus ouvidos, mas apenas com uma toalha sem usar hastes flexíveis. Além disso, todo sintoma merece atenção: coceira, vermelhidão, inchaço, secreção, dores, sensação de abafamento ou diminuição da audição deve ser investigado para verificar se há doenças associadas.