Igreja Santa Rita de Cássia é elevada a Santuário Arquidiocesano

A Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Nova Campinas, na cidade de Campinas, foi elevada, este ano, à dignidade de Santuário Arquidiocesano, em honra à Santa Rita de Cássia.

A Igreja, que este mês comemora 58 anos, foi elevada a santuário arquidiocesano por meio do decreto assinado pelo Papa Francisco. Santa Rita será o terceiro santuário de Campinas, juntando-se à Nossa Senhora de Guadalupe e ao Menino Jesus Praga.

A construção do prédio da Igreja começou em 1957, através de doações dos devotos, de rifas e de outras iniciativas do Pe. Chiquinho que se notabilizou como grande empreendedor. Naquela época, Campinas tinha cerca de 186 mil habitantes e o arcebispo da cidade era Dom Paulo de Tarso Campos.

Antes disso, em 1956, o Padre Francisco de Assis Marques de Almeida, conhecido como Padre Chiquinho, reunia-se para rezar com moradores do bairro Nova Campinas, na residência do Dr. Armando de Araújo Teixeira e sua esposa Albertina Azevedo de Araújo Teixeira, a Dona Nininha.

Padre Chiquinho foi o responsável pela construção da Igreja e por atender os cristãos. Sua simpatia e carisma conquistou um grande número de fiéis, e entre suas realizações em prol da comunidade, está a conquista da doação da área onde foi construída a então chamada Comunidade Santa Rita de Cássia.

Arquivo Jamil Abrahão

Sete anos depois do início da construção, com os esforços da comunidade local e muitas campanhas para arrecadação de recursos financeiros, o prédio da nova igreja recebeu finalmente uma cobertura provisória.

Nascia então, em 22 de maio de 1964, a Paróquia Santa Rita de Cássia, criada por Dom Paulo de Tarso Campos, tendo como primeiro pároco, o Pe. Chiquinho, que ali permaneceu durante 43 anos, até sua morte, em 10 de março de 2000.

Seu sucessor, Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, foi nomeado pelo Arcebispo da época Dom Gilberto Pereira Lopes, que deu continuidade aos trabalhos, com a instalação da cúpula e conclusão da substituição do piso, conforme projeto original. Além disso, as obras in incluíram forração acústica, substituição da rede elétrica, instalação de luminárias e sonorização computadorizada, instalação de grades no entorno da igreja, remodelação total dos jardins, pintura, reforma dos sanitários, instalação de bebedouros, entre outros detalhes.

Arquivo Jamil Abrahão

A Paróquia é constituída por duas comunidades, a matriz Santa Rita de Cássia e a Comunidade São Francisco de Assis, na Vila Brandina, ambas com missas regulares e vida pastoral ativa. Além das comunidades, a paróquia anima três capelas: Santo Antônio, na Sociedade Hípica; Todos os Santos, no Cemitério Flamboyant e Santo André Bessette, no Colégio Notre Dame.

A Paróquia mantém a Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, que atende cerca de 150 crianças em período integral, com o compromisso do desenvolvimento pedagógico e a construção da autonomia, bem com o desenvolvimento e a prática da espiritualidade cristã.

Atualmente, o pároco da Igreja é o Padre Carlos Donizeti da Silva.