Lavar ou não lavar os cabelos todos os dias?

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a frequência com que se deve lavar os cabelos. Para  sanar essa dúvida e, enfim, desvendar qual a maneira correta para lavar os cabelos, consultamos o Dr Ademir Leite Junior que, além de tricologista, é médico, professor e presidente Academia Brasileira de Tricologia.

É realmente necessário lavar os cabelos todos os dias?

Depende. O que determina isso, além da vontade individual de cada um, claro, são fatores como o estilo de vida e as características do couro cabeludo, além de como reagem os fios ao longo dos dias pós lavagem. Já atendi casos de couros cabeludos que não conseguem chegar ao final do dia sem se mostrarem sujos, irritados ou ensebados. Seja pela gordura produzida pelas glândulas sebáceas da pele, seja pelo suor ou poluição ambiente – que nem precisam ser excessivos. Há esportistas ativos que, pela condição de alta performance diária, vê como automático lavar os cabelos todos os dias e pessoas que trabalham o dia todo sentadas em locais fechados e fresquinhos que sentem a mesma necessidade.

Lavar os cabelos mais de uma vez ao dia é prejudicial?

Por exemplo, num dia com muito calor há aqueles que lavam os cabelos duas ou três vezes ao dia e outros que alegam que um banho de verdade é só “da cabeça aos pés”. Se os cabelos e o couro cabeludo não forem lavados a sensação de desconforto e de não se sentir limpo provocada pelo suor poderá predominar.
Para preservar os cabelos e o couro cabeludo de possíveis danos desse ritmo de lavagens, existem produtos com baixo teor de sulfatos e livres de componentes sintéticos, aqueles que exigem xampus tradicionais para serem retirados. Outra recomendação é que em apenas uma das lavadas seja usado xampu e nas demais apenas a água corrente e, de preferência, a uma temperatura mediana. A verdade é que não há nenhuma comprovação de que seja prejudicial lavar os cabelos mais de uma vez ao dia.

E quem opta por lavar os cabelos apenas uma ou duas vezes na semana, é prejudicial a longo prazo?

Depois de muito avaliar couros cabeludos e cabelos de clientes com estes diferentes comportamentos, posso garantir que já encontrei pessoas que apresentam couros cabeludos saudáveis e com ótima aparência lavando apenas uma ou duas vezes por semana. Se não há excesso de oleosidade, acumulo de resíduos e uma condição favorável desse tecido, assim como dos fios, é possível espaçar as lavagens dessa forma, sem problemas. A longo prazo, posso aconselhar manter atenção a qualquer mudança nos fios e no couro cabeludo e ter uma limpeza eficaz a cada lavada, da mesma forma na escolha dos produtos.

Quais o maiores mitos sobre lavar os cabelos?

Vou lembrar três mitos que podem ter sido ditos pelos antecedentes de muitos de nós, meus avós às vezes falavam:
Que lavar os cabelos todos os dias apodrece os fios (ou as raízes);
Que lavar pela noite antes de dormir pode aumentar a queda capilar;
Que lavar os cabelos enquanto a mulher está menstruada faz mal.
Não há confirmação para nenhuma dessas afirmações, pontua.

Para quem ainda está com dúvidas de quantas vezes deve lavar os cabelos por semana, qual o seu conselho?

“Acredito que realmente não há uma regra a ser seguida. A verdade é que cada um deve seguir lavando seus cabelos da maneira como se sente melhor. É claro que se resolve lavar os cabelos diariamente deverá tomar cuidados para não agredir demais os cabelos com produtos inadequados e deverá repor substâncias que os cabelos perdem a cada lavada. Se só lava uma ou duas vezes por semanas deverá sentir se seu couro cabeludo não está muito sujo ou ficando irritado por conta dos acúmulos de sujeira e poluição.
Mas o certo é acreditar que devemos nos sentir bem, com os cabelos limpos e bonitos e com o couro cabeludo saudável. E isto não importa quantas vezes por dia ou semana lavamos nossos cabelos”, finaliza Dr Ademir.

error: Content is protected !!