Férias

Please select a featured image for your post


Enfim, férias. O final do ano é o período em que muitas pessoas reservam alguns dias para um merecido descanso, recarregando assim as energias para enfrentar os desafios dos meses seguintes. Nestes dias, é comum que as pessoas aproveitem o sol à beira da piscina ou em praias, mas para que uma infecção como a micose não atrapalhe as horas de lazer, é preciso ter alguns cuidados.

Caracterizada por alterações na pele como pequenas bolhas de água, descamação, vermelhidão e fissuras, além de coceira e ardência, a micose costuma ser incômoda e resistente. Normalmente esta infecção pode ser diagnosticada apenas pelo aspecto das lesões, a partir de um exame clínico realizado por um médico dermatologista, porém o profissional pode solicitar exames para descobrir qual a espécie do fungo a atingir a região do corpo.

De acordo com o Dr. Luiz Guilherme Martins Castro, algumas iniciativas podem afastar o risco de contaminação. “É preciso redobrar os cuidados ao utilizar vestiários públicos em clubes, evitar andar descalço na praia ou à beira da piscina, optar pelo uso de roupas mais leves e secar cuidadosamente dobras do corpo e os pés”, afirma o especialista.

Nas férias de Verão, também é comum que as pessoas utilizem roupas que deixam o corpo mais exposto e aproveitem os momentos de descanso para se bronzear. É justamente quando a pele está mais bronzeada que a Pitiríase Versicolor conhecida popularmente como Pano Branco fica mais visível, pois as manchas acastanhadas ou rosadas se destacam pelo corpo, provocando ainda uma descamação fina e branca.

A combinação do calor do sol e a umidade proporcionada pelo suor também facilita a reprodução dos dermatófitos, fungos causadores da micose que atingem qualquer região do corpo, como as costas, virilha e pés. Estes fungos podem ser encontrados no chão, em animais ou ser transmitido por outros seres humanos por meio de compartilhamento de objetivos de uso pessoal. Por isso, evite emprestar roupas, toalhas e objetos de manicure como lixas e cortadores de unha.

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta